• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Assembleia Nacional aguarda entrega do Programa do Governo para marcar data da sessão parlamentar
Política

Assembleia Nacional aguarda entrega do Programa do Governo para marcar data da sessão parlamentar

O novo presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, afirmou hoje que a primeira sessão parlamentar da X Legislatura realiza-se em Junho, mas que a data exacta está condicionada à entrega do Programa Governo no parlamento.

“O regimento da Assembleia Nacional, assim como a Constituição da República, impõe que o Governo deve entregar o programa ao parlamento 15 dias após a entrada em funcionamento, nós estamos a prever entre os dias 2 a 4, e, dependendo desta data, teremos um período de até 15 dias para marcar a sessão plenária”, explicou Correia, que falava à imprensa no final de uma audiência com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

O encontro serviu para a apresentação de cumprimentos e discussão de questões relacionadas com a Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Revelou que vai haver uma sessão extraordinária para a apreciação do Programa do Governo e para a aprovação da Moção de Confiança, tendo sublinhando que a mesa da assembleia reuniu-se na manhã de hoje, e que na quarta-feira, 02 de Junho, vai ser realizada a primeira reunião da Conferência de Representantes, para “levar o barco a bom porto”.

Quanto à primeira reunião de trabalho institucional entre os dois órgãos de soberania, Austelino Correia disse à imprensa que foram abordadas questões como o funcionamento do parlamento, e sobretudo com a CPLP, já que Cabo Verde vai concluir a sua presidência, que passará para a Guiné-Bissau.

Por esta razão considerou ser “muito pertinente o entrosamento” com o Presidente da República, enquanto Presidente da Conferência dos Chefes de Estado e do Governo da CPLP, para que o País consiga fazer “uma transição tranquila e serena” para os outros países.

“Vamos concertando com o país que vai receber a presidência e na devida altura anunciaremos a data exacta” desta conferência, revelou Correia, para quem Cabo Verde “está pronto” para fazer a passagem de testemunho, sublinhando que o arquipélago “não regista nenhuma preocupação nesta passagem de testemunho”.

“A CPLP é um órgão que funciona tranquilamente. Há uma boa relação internacional entre os países, portanto a transição vai ser muito pacífica. Nós, da nossa parte, cumprimos aquilo que tínhamos para fazer, fizemos com toda a tranquilidade, temos bons resultados, é avançar”, sintetizou.

Partilhe esta notícia