O último príncipe caiu! João Lourenço exonera Zenu do Fundo Soberano de Angola
Outros Mundos

O último príncipe caiu! João Lourenço exonera Zenu do Fundo Soberano de Angola

Depois de Isabel dos Santos ser afastada da Sonangol e de Tchizé e Coréon Dú perderem os cargos na Televisão pública, é agora Zenu, outro filho de José Eduardo dos Santos, a cair do Fundo Soberano de Angola, pelas mãos do novo presidente, João Lourenço.

O Presidente de Angola, João Lourenço, exonerou esta quarta-feira, 10, a administração do Fundo Soberano de Angola, presidida por José Filomeno de Sousa dos Santos, o último filho do ex-Presidente José Eduardo dos Santos que ainda tinha importantes responsabilidades na hierarquia do país.

Filomeno dos Santos, também conhecido por Zenu, foi nomeado para liderar o Fundo Soberano de Angola em 2012, “logo a seguir às eleições gerais ganhas pelo pai com 72% dos votos, no primeiro confronto direto com eleitores em 20 anos”, e era considerado como o putativo herdeiro do pai pelos setores mais fiéis ao regime do anterior Presidente.

Esta quarta-feira, João Lourenço, substituiu Filomeno dos Santos por Carlos Alberto Lopes na liderança do Fundo Soberano de Angola (FSDEA), que gere 5 mil milhões de dólares, num país onde uma em cada três pessoas vive em condições de pobreza.

Zenu resistiu no posto para onde fora indigitado pelo pai em 2012, mais dois meses do que as suas irmãs Isabel e Tchizé, e do que o seu irmão Coréon Dú, afastados dos cargos que ocupavam à frente da petrolífera angolana Sonangol, e da televisão angolana no passado dia 15 de novembro.

Com Expresso.pt

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.