Bactéria infecciosa detectada na Europa com possível origem em Cabo Verde
Outros Mundos

Bactéria infecciosa detectada na Europa com possível origem em Cabo Verde

Uma bactéria encontrada em alimentos e que está a infectar cidadãos de diversas nacionalidades europeias tem um dado em comum: os pacientes estiveram na mesma cadeia de hotéis em Cabo Verde.

A revista norte-americana especializada em alimentação, Food Safety News, noticia hoje, 15, que o Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC, sigla em inglês) ainda não sabe ao certo qual a fonte de infecção da Shigella, mas admite poder aumentar o número de contágios com as férias de inverno em Cabo Verde.

Isto porque turistas de diversos países europeus que contraíram a doença - Países Baixos, Portugal, Dinamarca, Reino Unido, Alemanha e França – estiveram todos de férias em Cabo Verde e no mesmo grupo hoteleiro RIU, afirma a Agência de Reivindicação de Férias (Holiday Claims Bureau), do Reino Unido, admitindo que a fonte de infecção poderá ser comida contaminada ou água mal conservada.

Os pacientes falam em diversos sintomas como diarreia, vómito ou dor de barriga. “Quando formos alertados que turistas foram afectados pelos mesmos sintomas, sobretudo se não pertencem ao mesmo grupo de viajantes, pressentmos que é necessária uma investigação para conter a sua propagação em larga escala e prevenir problemas futuros”, disse Anne Thompson.

Conforme a Food Safety News, os Países Baixos detectaram nove casos de infecção por Shigella, que é da família do E. Coli e da Salmonella, todos com histórico de viagens para Cabo Verde desde o mês de Agosto. No total foram reportados 22 casos depois de 19 de Setembro.

Os pacientes têm uma média de 46 anos de idade (entre 24 e 77 anos), sendo que 14 são mulheres e quatro homens. Eles instalaram-se em hotéis diferentes, mas do mesmo operador turístico, que a reportagem não identifica.

A bactéria da Shigella causa diarreia, vómito, dor de barriga e febre e os sintomas podem demorar uma semana. Um português de 31 anos que esteve em Cabo Verde no mês de Outubro contraiu a infecção, que lhe causou Síndrome hemolítico-urémica, uma patologia pode causar falência dos rins. E uma mulher britânica também reportou ter sido mal durante a sua estada no RIU Funaná, na ilha do Sal. 

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.