Pub
Por: Redação

 roque silva

A queixa tem por base injúrias, difamações, calúnias, entre outros crimes tipificados no código penal em vigor.

Segundo as nossas fontes na cidade de São Filipe, as queixas contra este advogado e considerado um fervoroso ativista do MpD, Manuel Roque Silva (foto) não ficam apenas nestes do candidato do PAICV nas eleições autárquicas de 25 de outubro, outras estarão a caminho, movidas por pessoas que estão se sentindo violentadas nos seus direitos e bom nome por este cidadão.

Com efeito, e a crer nas palavras de alguns advogados que falaram com Santiago Magazine, sob anonimato, Manuel Roque Silva pode vir a ser acusado, formalmente, por prática de vários crimes de calúnia, difamação e injúria agravada.

Os referidos juristas estribam os seus argumentos no facto de o autor ser advogado e conhecedor da lei e que mesmo sabendo que os factos que escreve no Facebook não constituem verdade vem prosseguindo, diariamente com posts injuriosos e ofensivos ao PAICV e a vários dirigentes do PAICV entre os quais o deputado da Nação e Candidato à Câmara Municipal de São Filipe, Engenheiro Nuías Silva.

 Assim, dada a gravidade das acusações, é voz corrente na cidade dos sobrados que dificilmente Manuel Roque Silva não se "sentará no banco dos réus para responder e provar tudo o que diz e escreve, incorrendo o mesmo em crime agravado por ser advogado e a pagar pesada indenização caso venha a ser condenado".

Além dos crimes acima referenciados, Manuel Roque Silva vai também acusado de invasão de privacidade do domicilio do deputado, Nuías Silva, por ter, sem qualquer autorização do proprietário, filmado e fotografado o interior da residência deste e reproduzido as mesmas imagens no facebook.

Efetivamente, os juristas que falaram com este diário digital, defendem que poderá estar-se "perante uma clara violação da privacidade ao fotografar o quintal e o seu interior por forma a identificar nitidamente os objetos".

Acredita-se que as imagens foram captadas por um drone. Segundo a jurisprudência, a tecnologia deve ser uma aliada do ser humano e não pode ser utilizada como instrumento que fere direitos da personalidade e garantias constitucionais ou devassas indiscriminadas.

A Intimidade é um direito fundamental de personalidade, caracteriza-se juridicamente como inato, inalienável, irrenunciável e absoluto, no sentido de que se impõe, por definição, ao respeito de todas as pessoas.

E é a luz deste princípio que se dá a proibição de introdução não autorizada em casa alheia, a proibição de observação às ocultas do domicílio de outrem e das pessoas que nele se encontrem, bem como a proibição de captação fotográfica ou por qualquer outro meio de imagens da residência de cada qual, e na área, privada, que a circunda (logradouro, quintal, jardim, parque, etc.)

Consequentemente, finalizam as fontes de Santiago Magazine, Manuel Roque Silva, supostamente ao captar (por sua via ou por interposta pessoa), sem o consentimento do proprietário, imagens da residência do Engenheiro Nuías Silva, passando essas imagens a fazer parte de vários post que ele divulgou nas redes sociais (sendo aí alvo de várias visualizações e partilhas), pratica aquele um facto ilícito porque violador do mencionado direito absoluto atrás mencionado.

Pelo que, acreditam, “provados estes factos dificilmente haverá forma de se esquivar a uma condenação.

O jornal tentou contactar via móvel com o advogado Roque Silva, e até ao momento da edição da presente notícia mas não foi possível chegar à fala com ele.

Comentários  

0 # Fanatizador 19-09-2020 07:50
Estes fanaticos do mpd são normalmente pessoas que os talibans começam a mete-los minhocas na cabeça desde da tenra idade. Constroi-se uma narrativa diabolica e atribui a um partido ou equipa de futebol e tudo gira a volta disto inconscientemente. Lembro de um caso em Santo Antão que um dirigente do mpd dava discursos para os populares lerem como se fosse deles. Por discuido ele deu a uma senhora um discurso sobre choque nos testiculos que sofreu. Quando a senhora leu viu que todos estavam espantados ela respondos: ela respondeu: não sou mulher sim.é o papel que jorge me deu. Kkkkk
Mande este roque trata. Deve ser sintoma de dolar de merca ki txiga na si casa.
Responder
+1 # Ezilda Vieira 18-09-2020 20:34
Esperamos para ver quando é que o Tribunal vai pronunciar sobre esta contenda
Responder
+6 # PITABOLA 17-09-2020 17:07
- Tudo isso é sintoma de grande desespero ! Desespero, ás vezes, caracteriza-se pelo sentimento de angústia ligado geralmente, ao descontrole, à aflição e sensação de DERROTA !!! Pode, também, provocar irritação, raiva ou cólera, quando se é morbidamente fanático do time perdedor !

Senhor advogado antiético, o seu mpd está nesta fase de angonia mortal, não tem solução, está com os pés mais para lá do que para cá ! A única salvação que resta ao seu mpd, é que não há salvação nenhuma ! Se tiver que morrer, por causa disso, que morra, que não deixa falta nenhuma à ilha do Fogo ! A sentença já está elaborada, pois, se o médico diz que está morto, está morto,visto que nesas coisas de óbito, ninguém o conhece melhor do que os médicos ! Ponha o juizo na sua caveira e deixe dessas coisas de histerismo fanático, deixando Nuias em paz e todos os nossos Candidatos do PAICV ! OK ?

Vai dar um giro lá pela auto-estrada de Bangaeira - Monte Piorno, pois os ares da montanha fazem bem à mente !

Tchau !
Responder
0 # Anronio Tavares 20-09-2020 15:49
Kkkkkl
Responder
+3 # asneras tcheu 17-09-2020 14:45
dequinhada ta bem ser preciso um tribunal só pa perdoá es asnera dess malta mpd.
Responder
+5 # Colundjul51net@hotm 17-09-2020 13:54
Só agora.... esse gajo estriba na politica para linchar as pessoas....
Responder
+3 # Sandro Lemos 17-09-2020 13:34
Este senhor esta com o rosto de alguém que não esta bom de cabeça, ele precisa de psiquiatra o mais rápido possível antes que aconteça algo de pior, os amigos dele devem o caminhar para o hospital de trindade ou marcar uma consulta no Manuel Faustino, o caso é sério...
Responder
+1 # Alfredo Monteiro 17-09-2020 13:21
Este homem conhecido no Fogo como pessoa com problema psico. Mas desta vez ele deve assentar ao banco de tribunal.
Responder
+3 # resgate da republica 17-09-2020 12:34
Eu não acredito que um advogado cometa esse tipo de atos.
Então o manuel roque não é jurista, mas sim politiqueiro.
Responder
0 # Álvaro 17-09-2020 11:45
Pelos vistos será este o texto da sentença. Haja paciência.
Responder