• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Reguladora manda retirar medicamento para tratar azia e úlcera
Sociedade

Reguladora manda retirar medicamento para tratar azia e úlcera

A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) mandou recolher lotes de medicamentos para tratar a azia e úlceras que contêm ranitidina, por terem detectado uma impureza, N-Nitrosodimethylamine (NDMA), na substância activa.

Esta publicação de segurança vem na sequência de um alerta internacional, no qual foram identificadas impurezas da classe das nitrosaminas em alguns medicamentos contendo ranitidina, substância activa utilizada no tratamento da úlcera péptica, esofagite de refluxo e síndrome de Zollinger-Ellison.

Em Cabo Verde, segundo a ERIS, constatou-se a existência de lotes dos medicamentos visados, pelo que, de acordo com o princípio da precaução, visando reduzir ao mínimo o risco e limitar a exposição a esta substância, aquela entidade reguladora determina a suspensão da comercialização e a retirada imediata de todos os lotes dos medicamentos em causa do mercado.

Sendo assim, determinou a ERIS que as entidades que possuam embalagens destes lotes em stock “não as podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução”.

No mesmo plano, “os doentes que disponham de embalagens pertencentes a estes lotes devem contactar o farmacêutico para as poderem substituir por uma embalagem de outro lote ou o médico no caso de ser prescrito um medicamento alternativo”.

“De referir que existem alternativas a estes medicamentos no mercado nacional, pelo que não se coloca o risco de desabastecimento”, afirma a ERIS, completando que continuará a acompanhar e a divulgar toda a informação de segurança sobre este assunto.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação