• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Seca. Falta de ração preocupa criadores de gado no Maio
Sociedade

Seca. Falta de ração preocupa criadores de gado no Maio

As frequentes rupturas de stock de ração no mercado local têm levado ao “descontentamento” dos criadores de gado na ilha do Maio, que dizem estar a passar por “grandes constrangimentos” para alimentarem os seus animais.

Angustiados com esta situação, que vem repetindo frequentemente nos últimos meses, os criadores de gado procuraram a Inforpress, para manifestarem os seus desagrados.

Em nome dos colegas, Maria Luísa Andrade Monteiro, residente na localidade de Morrinho, afirmou que a situação está a tornar-se cada vez mais “insuportável”, uma vez que a quantidade de ração enviada para a ilha tem sido irrisória.

Segundo avançou aquela criadora, nas últimas semanas tem sido “impossível” conseguir pelo menos um saco de ração, ou mesmo de milho, pelo que considerou estarem a passar por “momentos de aflição”.

Angustiada, Maria Luísa Andrade Monteiro alertou que, devido a falta de alimentação, os animais não querem beber, “nem se quer estão com força de regressar ao campo”, porque, explicou, estão todos famintos e fracos e os criadores já não sabem o que fazer.

Segundo a criadora, neste momento muitos colegas estão com as suas vacas a reproduzirem, mas estas nem se quer conseguem produzir o leite suficiente para, pelo menos, amamentarem as suas crias, lembrando que no seu caso ela tem duas vacas nesta situação e para alimenta-las tem recorrido à farinha de milho.

“Este é um dos momentos mais difíceis para os criadores, porque não existe pasto no campo, e mesma que chova, não vamos ter pasto suficiente em menos de que um mês, para os animais se alimentarem adequadamente. Por isso entendemos que algo deve ser feito, o quanto antes, para conseguirmos safar e vencer”, enfatizou, lembrando que não tem sido uma tarefa nada fácil até este momento.

Esta situação está sendo vivida um pouco por toda a ilha, razão pela qual levou também o deputado nacional do PAICV eleito pelo círculo eleitoral do Maio Fernando Frederico, a manifestar, igualmente, a sua preocupação, alertando o Governo a encontrar uma solução urgente para resolver este problema.

“A situação é mesmo complicada , temos uma ilha sem ração, sem milho e a cada dia temos vindo a assistir animais a morrerem e se nada for feito podemos vir a não ter mais animais nos próximos tempos”, advertiu.

Fernando Frederico vai mais longe, dizendo que, devido à seca que assola o país, há dois anos, a situação na ilha do Maio é ainda mais “preocupante”,visto que está a afectar não só os criadores como também os agricultores.

O parlamentar salientou que até então não se tem visto uma politica clara para minimizar esta situação, tanto por parte das autoridades local como central.

“Aliás, o que temos vindo a assistir aqui no Maio é, praticamente, uma confusão de papéis, em que a Delegação do MAA não tem tido poder para agir, e tudo está sendo passado para a Câmara Municipal, que por seu lado, está a aproveitar esta situação para fins eleitoralista”, denunciou.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação