• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Desmistificar Dr. Baltazar Lopes, homenagear Prof. Dr. Adriano Moreira
Ponto de Vista

Desmistificar Dr. Baltazar Lopes, homenagear Prof. Dr. Adriano Moreira

Baltazar Lopes da Silva, grande Homem de Letra, jurista, linguísta e nacionalista, muito fez pelo crioulo, foi uma das vítimas da PIDE, ao ponto de ter que deixar de ser Professor Universitário em Portugal e regressar a Cabo Verde. Mas da sua ilha natalícia, São Nicolau, só deixou a obra-prima "Chiquinho" como memória, além de ter na sua certidão de nascimento... nascido em São Nicolau.

O seu Busto, assim como a atribuição do seu nome a um dos maiores Liceus do pais, em São Nicolau, são testemunhas do "dilema" ou "afronta" que vive a população Sanicolauenses em relação à figura do Dr. Baltazar Lopes da Silva. Com efeito, tornou-se, num radical mindelenses, bairrista, ignorando por completo São Nicolau e sua população, tomando posição no regime colonial como Reitor do Liceu Gil Eanes, em São Vicente, para que não houvesse liceu nenhum na Praia capital de Cabo Verde !!! Testemunhos da época corroboram esta incompreensível atitude, que mostra sinais de desnorteamento, consciente ou inconscientemente, de um vulto quão brilhante foi durante a sua permanência em Portugal.

Quanto à população de São Nicolau conviver com esta personalidade, é uma "afronta", pois se numa viagem de avião tendo feito escala em São Nicolau, nem sequer teve respeito de descer de avião e pisar a "TERRA MÃE", para culminar com escolha da sua derradeira morada em São Vicente. É por isso que falamos em desmistificar, pois alguns Sanicolauenses, eruditos e estudiosos continuam ainda idolatrando esta personagem controversa, cada um justificando, à sua maneira, as respectivas posições.

Agora, para nós Praienses, como se constuma dizer "quem não sente, não é filho de boa gente", a nossa posição é de quem sente, porque somos filhos de gente boa, nunca poderemos esquecer quão mal a posição bairrista desta personalidade fez a nossa Praia (e não só ...), tomando decisões de recusa como Reitor do Liceu Gil Eanes, São Vicente, aquando da primeira tentativa do pedido da criação do Liceu daPraia, em 1951/52, sendo deputado da Nação (do antigo regime colonial) Adriano Duarte Silva de São Vicente, com argumentos do tipo:

a) Não há necessidade;
b) Na Praia, há duas Escola profissionais (oficina de mecânica e oficina de serralharia), e uma Escola Agrícula sendo Santiago uma ilha essenciamente voltada para agricultura.

Ora, com insistência de alguns notáveis Praienses, em 1955/56 foi aberta uma extensão do Liceu Gil Eanes (de São Vicente) na Praia a funcionar num dos edifícios da casa Serbam, gentilmente cedido para este este efeito, com uma consequência desastrosa:

1. Só quem tinha posses podia prosseguir os estudos (mais exactamente completar o curso secundário em São Vicente);
2. Muitos daqueles que não puderam ir a São Vicente, por não terem condições económicas para tal (há vários testemunhos), tornaram-se excelentes profissionais na Função Pública, na Administração, nas Finanças (na altura chamada "Fazenda"), no Banco, nas Alfândegas, etc... 

A relação Liceu da Praia/Adriano Moreira se estabeleceu desde o inicio dos anos 50, quando, durante a execução do "Luso Tropicalismo" (de Gilberto Freyre), institucionalizado em 1950, como Iderário do Estado Novo e das Universidades, ele defendeu a criação do respetivo Liceu.

Em 1955, o presidente da República, Craveiro Lopes, visitou Cabo Verde, acompanhado do Ministro de Ultramar, Dr. Sarmento Rodrigues, sendo deputado de Cabo Verde o Dr. Bento Levy (BL). Este, pressionado por alguns notáveis da capital providenciou um encontro entre o Ministro do Ultramar, Sarmento Rodrigues, e seis jovens da Escola António de Pada Macedo, mais conhecido por "Senhor Tonas", a quem o senhor Ministro teria perguntado: "Meninos, querem ter um Liceu?" A resposta foi "claro que sim"!!!

Assim sendo, começou a contrução do Liceu da Praia em 1956, cuja obra foi concluída e inaugurada em 1960, mais precisamente a 10 de Junho de 1960, data de aniversário dos quinhentos (500) anos da morte do Infante D. Henrique, com o nome de Liceu Nacional da Praia, pelo Senhor Governador do Arquipélago, Tenente Coronel Silvino Silvério Marques, sendo Prof. Adriano Moreira, Sub-secretário do Estado Ultramar desde 1959. E, precisamente em comemoração do quinto (V) centenário da morte do Infante D. Henrique foi inaugurado o Liceu Nacional da Praia (a princípio, o que demonstra que se tratava de uma questão relcionada com a História passada de Cabo Verde e com a evolução do ensino no Arquipélago).

É de notar que na pracinha do Liceu o monumento edificado continha de um lado:
a) V centenário da morte do Infante D. Henrique;
b) Do outro lado a 1460-1960

Nomeado Ministro do Ultramar em 1961, o Prof. Adriano Moreira visita Cabo Verde em Agosto/Setembro de 1962. Por decreto de 05 Setembro de 1962, ele reconduziu o Tenente Coronel Silvino Silverio Marques como Governador da Provincia. Em reconhecimento ele atribuiu o nome do Professor Adriano Moreira ao Liceu da Praia, para grande satisfação dos Praienses e não só.

Se, actualmente, injustamente o Liceu da Praia mudou o nome para Domingos Ramos, queremos prestar justa homenagem ao Prof. Adriano Moreira, esperando que tão cedo a História seja reposta, e que o Liceu do Plateau retome o seu verdadeiro nome, isto é, LICEU ADRIANO MOREIRA.

OBS: Assim como Diogo Gomes retomou o seu lugar, temos esperança que o nosso Liceu retomará o seu nome brevemente.

Autor: Zefra
Nome artistico do Dr. José Manuel Fragoso
Médico Cirurgião Sénior Hospital Agostinho Neto (HAN)
Praia, aos 11 de Dezembro de 2019

Veja mais no Santiago Magazine:

Governo propõe subsídio de transporte em vez de utilização abusiva dos carros do Estado

Ponto de Vista. Uma Soberba Dignidade — Na morte do actor português José Lopes (Por José Luiz Tavares)

Orçamento do Estado 2020. Impostos rendem cerca de 48 milhões de contos

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação