• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Casimiro de Pina. Um tipo interessante!
Entrelinhas

Casimiro de Pina. Um tipo interessante!

Palavras. Apenas palavras. Estrados de desvendamento de pensamentos e reificação das liberdades. Sublime! O poder do verbo na definição do homem enquanto animal social e arquiteto de um mundo finito e imperfeito.

Casimiro de Pina é um tipo interessante. Escreve muito bem em Português. Usa as palavras com perícia, com arte. Artilheiro experimentado, dificilmente falha o alvo. Atirando sempre para matar, o tipo é inilidível quando o tema é o uso da palavra.

Portador de um acervo considerável de turpilóquios, Pina pode muito bem ser definido como um exímio sepultureiro da individualidade alheia, sobretudo daquela que se recusa a embarcar nas suas melopeias e evagações existenciais, a que normalmente classifica de análises jurídico-filosóficas.

E nessa missão faz uso de um combinado de “estudiosos”, a quem confere agnições supremas. E, quando em aperto, ou apenas para mostrar trabalho e impressionar a canzoada, arremessa citações desses “estudiosos” por todos os lados, como quem dispara espingardas contra uma alcateia de lobos sedentos de sangue inocente.

Porque Casimiro de Pina é um tipo inocente. E bem-intencionado. Sempre. Em tudo o que diz e escreve. Defende a liberdade como um fim em si mesma. Todavia, até aos umbrais da sua tenda. Porque, a partir dali a liberdade perde a emancipação e se sucumbe ao que ele diz ou escreve. A partir dali ele, Casimiro de Pina, assume a natureza do verbo, e já nada pode ou deve prevalecer para além daquilo que diz ou escreve.

Um tipo interessante, este rapaz! Capaz de se reinventar, indefinidamente, sempre que se sentir ameaçado por elasticidades metafisicas que não se reconhecem nas suas já referidas melopeias e evagações existenciais, a que normalmente classifica de análises jurídico-filosóficas.

Cabo Verde deve muito a esse tipo. Sim! Alguém acha que não?... Distinto no ser e no parecer, Casimiro de Pina tem dado um contributo relevante no alvorotar deste país para o relativismo inerente ao processo de desenvolvimento económico, social, político e cultural das sociedades humanas.

Com os seus escritos, o tipo tem desimpedido as portas para se perceber as substruções daquilo que à partida não se deixa falsear e daquilo que é naturalmente falsário, e o perigo, ou a satisfação, que tudo isso pode representar para a estabilidade emocional e psíquica de uma comunidade, região ou país.

E isto, verdade seja dita, é indubitavelmente um grande contributo que Casimiro de Pina tem dado ao país. Pois, claro!

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação