• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Celebração
Boas Novas

Celebração

Que bom que as comemorações em família ainda aconteçam! Uma delas foi instituída no texto de hoje, quando os israelitas se prepararam para deixar a escravidão no Egito. Eles foram libertados pela intervenção de Deus. Este é um fato histórico! Deus demonstrou seu poder na ocasião e também no decorrer dos séculos. Em outra Páscoa, Jesus Cristo morreu uma cruz e depois ressuscitou, vencendo a morte. Ele deu novo sentido àquela celebração e também institui a Ceio do Senhor: em todos os tempos, cristãos comemoram aquele incomparável sacrifício até que Jesus volte (1Co 11.26). O mesmo Jesus Cristo que morreu por nós naquela ocasião hoje ainda concede vida eterna aos que creem nele.

Podemos ver também que aquela primeira Páscoa foi celebrada pelas famílias, incluindo até o compartilhamento do alimento entre elas (v4). O Novo Testamento refere-se à igreja como família de Deus (Ef 2.19). Porém, muitas pessoas se isolam, como se estivessem separadas por paredes invisíveis, e não se percebe a existência de um relacionamento saudável sequer na adoração, muito menos que formem uma só família em Cristo. É assim em sua vida? Espero que não! Mas que porventura este for o seu caso, ore ao Senhor pedindo que ele mostre o que fazer para desenvolver um bom convívio com os outros, de maneira que ele se torne cada vez mais íntimo e caloroso por meio do amor mútuo (Fp 1.9).

Além de ser em família, a celebração incluía a necessidade de se testar alerta, pronto para viajar a qualquer momento. O sentido de urgência estava bem claro para aqueles israelitas. De igual modo, milhares de anos depois, hoje a volta de Jesus Cristo está cada vez mais próxima. O cristão deve estar pronto, esperando seu Senhor (Mt 24.42-44). Que ele nos encontre em paz com Deus e com aqueles que nos cercam!-EOL.

Comemoramos o que Cristo já fez na expectativa do que ele ainda fará.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação