
Mais de duas centenas de alunos da Escola Secundária Suzete Delgado, Ribeira Grande, Santo Antão, manifestaram-se hoje pelas principais artérias da cidade “contra o sistema de ensino”.
“Aprendizagem sim, saturação não, “Alunos na rua, ministro a culpa é sua”, “Amadeu Cruz, mas quem carrega a cruz somo nós, “Nós somos alunos não cobaias do Ministério da Educação, “55 avaliações por trimestre, isto é desumano, “Não as provas finais, stop, “Onde está o professor de espanhol, “Onde está o programa de TIC”, foram algumas palavras de ordem proferidas durante a manifestação.
Em declarações à imprensa, Yara Miranda, uma das organizadoras da manifestação, explicou que o Ministério da Educação tem estado a cometer “muitas injustiças” e tem “saturado” os alunos com “muitas matérias e avaliações”.
Conforme sublinhou a mesma fonte, os alunos não estão a aprender, no entanto estão constantemente a serem avaliados.
“Esta iniciativa visa mostrar ao Ministério da Educação que não estamos satisfeitos. Já os acostumamos a estarmos calados e aceitar tudo, mas não seremos mais cobaias do sistema”, concretizou.
Yara Miranda acentuou que não tem programa das disciplinas TIC, Literatura e Filosofia e ainda o Ministério da Educação quer que os estudantes façam uma prova que vale 30 por cento (%), o que, na sua opinião, pode reprová-los independentemente dos esforços feitos durante o ano lectivo.
Ao Ministério da Educação, Yara Miranda apelou a que, pelo menos, diminui a percentagem da prova e que das três avaliações deveriam ter simplesmente duas, como haviam estipulado no primeiro trimestre.
“Não somo cobaias porque tudo é experimentado na nossa geração e nem os professores estão a saber lidar com este sistema que tudo chega em cima da hora”, finalizou Yara Miranda, uma das organizadoras da manifestação.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários