O presidente da República entende que “há quem, sim, deva ser responsabilizado pelas fugas de informações de processos ainda em segredo de justiça e que estão sob a sua guarda, mas nota que “os jornalistas não podem ser perseguidos pelo simples facto de estarem a fazer o seu trabalho.
Num post publicado esta quarta-feira, 5, na rede social facebook, intitulado Liberdade de Imprensa, o Chefe de Estado, saiu em defesa da liberdade de expressão e de imprensa. “Temos que defender, a qualquer custo, a liberdade de imprensa. Os jornalistas não podem ser perseguidos pelo simples facto de estarem a fazer o seu trabalho”, defendeu o presidente da República.
“Há quem, sim, deva ser responsabilizado pelas fugas de informações de processos ainda em segredo de justiça e que estão sob a sua guarda”, comentou José Maria Neves, deixando, entretanto, um aviso: “É que a divulgação de processos ainda em segredo de justiça tem levado a terríveis julgamentos na praça pública, em detrimento de princípios sagrados de presunção de inocência e de direito de defesa. Tenhamos calma e serenidade na avaliação destas questões, para o bem da tranquilidade pública e da sanidade social”.
Este posicionamento surge depois de a Procuradoria-Geral da República ter aberto um processo de instrução contra Santiago Magazine por violação de segredo de justiça e desobediência qualificada, no caso referente ao ex-ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, por suspeitas de lavagem de capitais, uma investigação que envolvera o advogado e ex-deputado da UCID, Amadeu Oliveira, e um advogado português, Luís Rodrigues.
Comentários
Casimiro centeio, 6 de Fev de 2025
Que estupidez é essa de perseguir a imprensa em pleno Séc XXI ?
Deve-se parar com isso, imediatamente?
Essa barbaridade não pode continuar.
Que os perseguidores tenham ciência !
Uma imprensa " barbichada" é um povo silenciado, sitiado e encarcerado sem as grades !
Estúpidos !!!!!!
Helena Fontes, 6 de Fev de 2025
Subscrevo integralmente!Quem lida mal com a Democracia e o Estado de Direito Constitucional é contra a liberdade de imprensa e contra os jornalistas não domesticados aos caprichos do governo!
Inácio David, 6 de Fev de 2025
Minha senhora, Helena Fontes. Muita mentira!!!!! O JORNALISTA, é um cidadão comum!!! A senhora tb!!!! E quem lida mal com a Democracia são vcs!!! PROPAGANDISTAS, que em situação algum conseguem lidar com Estado de Direito Constitucional sem defensie is vossos interesses politicos!!!! OBJECTIVIDADE está sempre longe do vosso alcance!!!!!?????Gilberto Lima, 6 de Fev de 2025
Devemos dar a Deus o que e de Deus e, a Cesar o que e de Cesar.Proteger a missao dos jornalistas sim, mas nao injuriar o espirito da lei.
Um processo sob alcada do tribunal e em segredo da justica nao deve ser trazida para o julgamento na praca publica. isto e a mais pura verdade!
Cada qual que se ocupa das suas responsabilidades...Todos temos os nossos deveres e direitos!
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.