Humberto Lélis é novo PCA do Instituto do Turismo
Economia

Humberto Lélis é novo PCA do Instituto do Turismo

O Governo vai nomear o economista Humberto Lélis como o novo presidente do Conselho de Administração do Instituto do Turismo de Cabo Verde, cuja sede vai ser transferida para a ilha do Sal juntamente com o Ministério dos Transportes e Turismo.

Nove meses depois de demitir João Manuel Chantre do cargo de presidente do Conselho de Administração do Instituto do Turismo de Cabo Verde por se recusar a transferir-se para a ilha do Sal, o Executivo decidiu agora renovar a equipa de gestores, que até aqui vinha sendo liderada interinamente por Zilca Paiva.

A escolha, swgundo as nossas fontes, recaiu sobre o economista Humberto Lélis, actual secretário-geral da Câmara do Turismo, presidida por Gualberto do Rosário. Lélis, que já foi director-geral da extinta companhia aérea Halcyon Air, vai formar equipa com Ester Carvalho e Francisco Martins, actual director geral dos Transportes e Turismo.

O ITCV, instituto público criado em Julho 2019 para regular e fiscalizar as atividades turísticas e promover a marca Cabo Verde, vai, finalmente, transferir-se para a ilha do Sal, conforme definido pelo Governo desde a sua criação.

Essa mudança não acontecera ainda porque o anterior PCA, João Manuel Chantre, permaneceu na cidade da Praia e ter-se-á recusado instalar-se no Sal, o que o fez cair em Setembro do ano passado, menos de um ano após a sua nomeação.

De qualquer forma, fala-se no lobby salense nesse sector já, que, além de o Ministério dos Transportes e Turismo mudar a sua sede para aquela ilha, o próprio ministro da tutela, Carlos Santos, ser natural do Sal. "Esse lugar (PCA) estava para ser entregue a uma pessoa do lobby do Sal desde há muito. O próprio presidente da Câmara de Turismo, Gualberto do Rosário, vinha fazendo pressing nesse sentido junto do Governo", afirma fonte de Santiago Magazine.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.