Governo autoriza aval de mais de cinco milhões de dólares a TACV para aquisição do Boeing B737-8
Economia

Governo autoriza aval de mais de cinco milhões de dólares a TACV para aquisição do Boeing B737-8

O Governo autorizou a Direcção Geral do Tesouro a conceder um aval aos Transportes Aéreos de Cabo Verde no valor de 5.250.780 dólares, no âmbito da aquisição de uma aeronave Boeing B737-8, através da Boeing Capital Corporation (BCC).

Esta informação consta de uma resolução publicada hoje no Boletim Oficial.

De acordo com o mesmo documento, no seguimento dos objectivos propostos para a retoma e estabilização, a TACV, em 2023, iniciou negociações com a BCC, que conduziram à assinatura de um Contrato de Locação Operacional para aquisição da aeronave B737-8.

Sobre este contrato, acrescentou, foi concedido um aval para toda a vigência do contrato no valor equivalente a um ano de operação, mediante um acordo de Garantia Soberana cuja minuta foi proposta pela BCC.

“Considerando, no entanto, que este processo de leasing requer responsabilidades por um período de 12 anos, a BCC solicita a emissão de uma nova garantia para reforçar a garantia concedida em 2023, nos termos do acordo de garantia apresentado por esta, no valor de 5.250.780 dólares, correspondente a mais um ano da operação de leasing”, lê-se no documento.

Face ao exposto, refere ainda a resolução do Governo, é fulcral assegurar a continuidade desta operação de leasing para a manutenção e prossecução da actividade da TACV, com vista à sua viabilidade e sustentabilidade económico-financeira.

Pelo que, ajuntou, o Estado de Cabo Verde, enquanto accionista maioritário, reconhece o “manifesto interesse público em suportar a empresa nesta operação”, através da concessão desta garantia soberana, tendo em conta “o papel que desempenha na dinâmica da economia nacional, nomeadamente, a nível do comércio e turismo, e o seu enquadramento no Programa do Governo para o sector dos transportes”.

A resolução informa ainda que  o prazo do aval é de 12 meses, no período compreendido entre 14 de Julho de 2024 a 13 de Julho de 2025, em conformidade com os termos estabelecidos pelo contrato de Locação Operacional (CLO).

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.