A execução orçamental até Julho de 2024 reflecte melhorias nas finanças públicas com destaque para o saldo corrente primário, que registou um valor positivo de 4.752,0 milhões de escudos cabo-verdianos (CVE), equivalente a 1,7% do PIB.
Esta informação foi avançada pelo Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial de Cabo Verde através da síntese informativa da execução orçamental em contas públicas referente ao período até Julho de 2024.
“Os dados apontam para uma melhoria significativa nos indicadores financeiros do país, com destaque para o saldo corrente primário, que registou um valor positivo de 4.752,0 milhões de escudos cabo-verdianos (CVE), equivalente a 1,7% do PIB”, anunciou a mesma fonte.
De acordo com a informação divulgada na última síntese da execução orçamental, este resultado é ligeiramente superior ao registado no mesmo período de 2023, quando o saldo foi de 4.513 milhões de CVE, também correspondente a 1,7% do PIB.
“Esses dados referem ainda que, o défice orçamental atingiu 0,6% do PIB, contra 0,4% no mesmo período do ano anterior. As receitas totais (excluindo venda de ativos não financeiros) aumentaram 11,0% (+3.772,1 milhões de CVE), impulsionadas pela maior arrecadação de impostos (+13,1%)”, lê-se no documento.
Por outro lado, as despesas correntes agravaram-se, 11,8%, em relação ao executado em 2023, no mesmo período, registando acréscimos em todas as rubricas económicas, com exceção da rubrica económica dos subsídios.
A mesma fonte aponta ainda que a execução de investimentos líquidos, em activos não financeiros, cresceu 14,3%, comparativamente ao período homólogo do ano transato.
O stock da dívida pública recuou de 110,8% para 107,9% do PIB, uma queda de 2,9 pontos percentuais, mantendo, assim, a trajetória decrescente, que é extremamente importante para assegurar a consolidação orçamental.
Estes resultados reflectem o desempenho positivo das finanças públicas de Cabo Verde no primeiro semestre de 2024.
TC/CP
Comentários