A Enapor retomou este domingo, 13, as jornadas portuárias na cidade de Sal-Rei, sob lema “Portos de Cabo Verde – transição para o modelo de gestão privada” para troca de ideias, experiências sobre vida portuária dos portos do País.
Quem o afirmou à imprensa foi o presidente do conselho da administração da empresa, Alcídio Lopes, quando abordava a retoma das jornadas portuárias, dois anos depois devido à pandemia da covid-19, as quais decorrem durante dois dias na ilha da Boa Vista.
“Estamos cá hoje e a demonstrar que as coisas estão a retomar a normalidade. Portanto este encontro está a ser retomado aqui nesta linda ilha, e tem sido um momento de debate de ideias e troca de experiências entre os diversos responsáveis da Enapor”, afirmou
Conforme concretizou o responsável, durante os dois dias serão discutidos diversos temas sobre a vida portuária e da empresa, o balanço do ano anterior, as perspectivas futuras, bem como as questões ambientais, a segurança e os projectos, com a participação dos técnicos e responsáveis de todos os portos do país.
O balanço dos registos nos portos no ano 2021, avançou Alcídio Lopes, será um dos temas a serem apresentados cujo as contas já estão encerradas.
O responsável indicou que 2021 foi um ano de crescimento do sector, registando-se aumento de actividades portuárias à volta de 8.4%, com excepção das ilhas do Sal e Boa Vista, o que demonstra que há um início da retoma à normalidade.
“Nas duas ilhas em que não crescemos tivemos um forte decréscimo em 2020, mas já no final do ano 2021 já haviam começado a sentir a retoma no tráfego de cargas”, concretizou, informando que houve aumentos de tráfego de passageiros em 43%, resultado posterior à quebra do ano anterior.
Segundo a mesma fonte, este aumento é significativo e demonstra que a capacidade da empresa e as actividades a este nível retomaram, justificando que isso se deve a oferta de serviços também por parte dos transportadores, que fizeram com que estes números atingissem este patamar.
Quanto ao tráfego específico de passageiros referente aos cruzeiros, segundo analisou ser importante, ainda se está longe dos números registados antes da pandemia, mas há sinais de retoma e que este segmento do sector portuário está a crescer.
Nos registos de transporte de contentores e no bankering, Alcídio Lopes classificou-os de “importantes e significativos”, com uma tendência positiva, ao mesmo que houve dinâmicas quanto aos projectos com obras a serem inauguradas este ano na ilha do Maio, referiu.
Conforme assegurou, o trabalho feito em 2021 permitiu o lançamento do projecto de terminal de cruzeiros no início do ano, certificando que a empresa vai continuar outros projectos e intervenções físicas nas diferentes ilhas.
“O resultado que fazemos é positivo e os resultados indicativos a nível financeiro demonstram que a empresa tem uma robustez importante que continua a fazer face aos diferentes desafios a nível dos investimentos e dos compromissos que a empresa tem”, sintetizou.
Comentários