Emanuel Bettencourt idealiza “Conferência de Artes Marciais” em Cabo Verde
Desporto

Emanuel Bettencourt idealiza “Conferência de Artes Marciais” em Cabo Verde

Cabo Verde acolhe em finais do ano uma “Conferência de Artes Marciais”, na ilha do Sal, num projecto do mundialista de kung-fu Emanuel Bettencourt, que envolve escolas, professores e mestre de “grande categoria e capacidade internacional”.

O projecto nacional, ao que Emanuel Bettencourt revelou à Inforpress, vai contar com parcerias de mestres internacionais como Joe Pina (Estados Unidos da América) e Nuno de entre outras figuras cabo-verdianas de renome internacional e está projectado para ser realizado em Novembro ou Dezembro.

Internacional cabo-verdiano, Emanuel Bettencourt que em 1993 conquistou a primeira medalha de ouro para Cabo Verde, juntamente com Pedro Xavier, considera legítimo reivindicar o estatuto do primeiro “Tubarão Azul” a dar o passo de saída para a internacionalização mundial do desporto cabo-verdiano na área das artes marciais.

“Refiro-me à primeira selecção de Cabo Verde de artes marciais que organizei em 1993, altura na qual Cabo Verde superou EUA com a conquista de duas medalhas de ouro. Nessa altura Xavier era número 1 nos EUA, tinha anteriormente representado os EUA.  Eu era nº 1 internacionalmente e sempre optei por representar Cabo Verde”, enalteceu.

Recorda com emoção que organizou a primeira selecção nacional com atletas cabo-verdianos de nacionalidade americana, pelo que teve de enfrentar grandes batalhas junto da organização, mas que estava bem preparado e com aval das associações europeias e instituições desportivas, pelo que levou Cabo Verde ao sexto lugar como Nação neste mundial.

Passado todo este tempo, disse sentir-se feliz pelo desenvolvimento do desporto, por acreditar que tem havido bom trabalho a nível nacional, mas reforça a ideia para que as demais modalidades consigam acompanhar o ritmo conquistado pelo futebol a nível mundial, pois considera “o desporto a maneira mais fácil para incentivar os jovens para o caminho do sucesso”.

Isto não só no desporto, mas sobretudo, na formação do homem, sintetizou, este que almeja uma “Grande Gala” à semelhança da realizada em Cabo Verde nos anos 90 e que ainda hoje marca as artes marciais cabo-verdianas.

Na área de cinema, Emanuel Bettencourt disse que vai retomar o projecto com o amigo e actor Mark Dacascos com quem participou na tela “Ultimate Justice” e “Showdown in Manila”.

Actor de Cinema de Hollywood, frisou que projecto futuros nesta área depende do desenrolar das circunstâncias mundiais, já que praticamente parado por causa da pandemia, o mundo depara-se com o conflito Rússia/Ucrânia.

Penta-campeão do mundo em luta, tricampeão mundial de katá, Emanuel Bettencourt, graduado com oitavo dam em kung-fu, engrossou o seu currículo nos últimos acontecimentos internacionais com presença assídua no “Hall Of Fame”, em longa-metragens em representação de Berlim, no Festival de Cannes, e como coreógrafo.

Dedicado à sua escola em Hamburgo, está determinado em transmitir os seus conhecimentos à nova geração, ao mesmo tempo que promove a sua marca de produção de material desportivo Show time Sport E. Bettencourt.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.