Cabo Verde condecora futebolista Marco Soares com medalha de mérito desportivo
Desporto

Cabo Verde condecora futebolista Marco Soares com medalha de mérito desportivo

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, condecorou hoje, na Praia, o futebolista Marco Soares com o segundo grau da medalha de mérito desportivo, um dia após ter anunciado a sua retirada da seleção de futebol do país.

O chefe do Governo justificou a distinção ao médio, que já passou por vários clubes em Portugal, pela sua dedicação, entrega e serviços prestados a favor do desporto nacional, “que honram e orgulham a nação cabo-verdiana”.

“O que distingue este desportista de exceção é, para além do talento, a sua fibra, a capacidade de lutar, de trabalhar, e acima de tudo, de acreditar nele próprio e nas suas capacidades. Tem, em suma, a coragem e a abnegação que são próprias dos vencedores, valores esses que devem ser passados às gerações vindouras”, considerou o Governo.

Nas suas declarações, Marco Soares, acompanhado da família e visivelmente emocionado, disse que a homenagem é uma forma de sentir o “amor e paixão” do povo cabo-verdiano.

Na segunda-feira, o futebolista anunciou a sua retirada da seleção cabo-verdiana de futebol, após 16 anos e 53 internacionalizações, a maioria como capitão dos ‘Tubarões Azuis’.

‘Peça-chave' no meio-campo da seleção nos últimos anos, Marco Soares, DE 38 anos, disse que deixa a equipa com sentimento de “gratidão” e que é altura de dar espaço aos mais jovens.

Atualmente sem clube, depois de terminar contrato com o Arouca, o médio defensivo também disse que a qualquer momento pode pôr um ponto final na sua carreira de futebolista para abraçar outros projetos e dar mais atenção à família.

O jogador, que nasceu em Setúbal em 16 de junho de 1984 e só conheceu o país africano aos 20 anos, disse que o apuramento para a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2013 foi o seu ponto alto na seleção cabo-verdiana, que foi eliminada na altura nos quartos de final pelo Gana.

O jogador estreou-se na seleção cabo-verdiana em 27 de maio de 2006, com 21 anos, precisamente num particular entre Portugal e Cabo Verde (4–1), marcou três golos em 53 internacionalizações, terminando como o quinto jogador mais internacional por Cabo Verde.

Em Portugal, representou clubes como Arouca, Feirense, União de Leiria e Olhanense, tendo também jogado em outros países, em equipas como Omónia Nicola e AEL Limassol (Chipre), Pandurii (Roménia) e 1.º de Agosto (Angola).

Partilhe esta notícia

Comentários

  • João Dalton A. Da Silva, 12 de Jan de 2025

    Eu Sou um construtor

    Responder


Comentar

Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.