A Companhia de Teatro Fladu Fla lamentou hoje a morte do integrante do grupo, Álvaro Cardoso, esta quinta-feira, e lembra-o como um “excelente e admirável” actor que vai certamente deixar muita falta à arte cénica cabo-verdiana.
Em declarações à Inforpress, o director artístico do Fladu Fla, Sabino Baessa, lamentou a morte do colega, tendo-o considerado como um “excelente” actor, e um indivíduo com “elevado nível de versatilidade”, tanto pela área de dramatologia de género drama como também para género comédia.
“Ele era um actor, e por aquilo que constatei aqui em Cabo Verde pelo espetáculo de teatro que já vi não identifiquei outros actores que têm uma proficiência técnica equiparável ao seu, descreveu, observando ainda a sua distinta serenidade de relacionar com as pessoas e de lidar com o elenco.
Segundo disse, este actor do Fladu Fla já representou a Companhia a nível internacional e ainda no ano passado entrou numa residência artística cujo resultado foi uma adaptação da obra "Escuridão bonita" que foi um sucesso em Portugal e também em Cabo Verde, no encerramento da sétima edição do festival do teatro de Atlântico.
“Ele continuou com o seu desempenho, algo que todos os actores e toda a plateia que já assistiu o seu trabalho veneram, além de ser muito apreciado pelo ministro da Cultura, Abraão Vicente, que tem um apreço muito especial por ele, porque ele tem uma proficiência fora do comum”, disse.
Entretanto, Sabino Baessa considerou que por a vida estar em constante concorrência com a morte, a qualquer momento a morte pode superá-la, acabando por levar pessoas que vão deixar muita falta dentro do projecto de arte cénica cabo-verdiana e da sua própria família.
A seu ver esta constitui também uma perda para Cabo Verde, tendo ressaltado que este actor deu um grande contributo tanto do ponto de vista técnico como do ponto de vista da logística, da produção de arte cénica.
“E digamos que ele era um alicerce vivo dentro de Fladu Fla e do teatro Santiaguense e cabo-verdiano. Entrou praticamente desde o início da oficialização do grupo, em 2023 e continuou dentro do projecto até a presente data”, sublinhou.
O grupo teatral Mindelact de São Vicente também já expressou as suas condolências pela “trágica perda” do actor, afirmando que a sua partida prematura deixa um vazio imensurável não apenas nos palcos, mas também nos corações daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e testemunhar a sua arte.
“Neste momento de luto, os nossos pensamentos estão com a sua família, amigos e colegas. Que a sua alma descanse em paz”, assinalou.
O actor da companhia de Teatro Fladu Fla foi encontrado sem vida por mergulhadores, numa praia em Palmarejo Baixo, Cidade da Praia, tendo sido levado para a casa mortuária, do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN), onde o corpo vai ser autopsiado para se apurar as causas da sua morte.
Comentários