O novo trabalho discográfico da artista Neuza de Pina, o Ep "Mininus 2000", chega hoje, 7 de Abril a todas as plataformas digitais. O video-clipe oficial que dá nome ao Ep. estará também no YouTube do artista. O terceiro registo de estúdio da artista contêm sete temas inéditos.
Num comunicado da produtora Hamornia lê-se que a história de Neuza prossegue neste novo trabalho, em que se revela uma "excelente cantautora" e que a mesma Aborda temas desde imigração, à vivencia de uma nova geração onde passa também uma mensagem de crescimento e valorização pessoal sem nunca deixar de lado o seu habitual comentário social.
O tema “Mininus 2000” nasce da inspiração na sua filha maior, representante dessa mesma geração.
“Mininus 2000” em homegem à filha, por toda a experiência que lhe trouxe à sua vida, quando decidiu levar adiante a sua gravidez na época que era uma adolescente, com muitos sonhos e planos que teve que deixar para trás e se tornar mãe. Uma alusão à geração da era digital.
“Tem Talaia”, que traz uma mistura com o batuco a morna e também outras sonoridades do Continente Africano, ao exemplo do ritimo SOUKOUS presente na Faixa “Ê mim”.
O trabalho superou as expetativas. A artista não foge ao estilo a que já habituou o seu público, mas traz uma nova roupagem, mantendo o tradicional como no anterior trabalho mas com um update em relação ao que se faz neste momento na produção musical, uma maior modernidade. Um Ep festivo com uma mistura de sonoridade impar, que encaixa na simbólica e cativante interpretação da artista.
Realça o ritimo de festa assente na mistura de sonoridades em uma viagem a que a própria música nos remete. Aqui fala mais alto o sentimento de quem está fora de Cabo Verde, em que o regresso à festividade culmina num soukous.
"Tentaçan", é o tema que aborda o sentir de um amor impossível.
Faixa ”Te Txiga” dá voz aos emigrantes cantado os sentimentos e transmitindo a mensagem do que se sente , o tema “É mim”, traz a expressão da sua ilha natal, Fogo, “ampou go mim” afirmando a sua identidade.
O trabalho traz uma morna, “Crucificado” o tema de simbolismo forte para Neuza, foi escrito pelo sogro, que desde o inicio do atual ano, não se encontra mais entre nós.
No dia 22 de abril Neuza sobe ao palco para apresentar ao vivo este trabalho num concerto seguido de jantar no Pyramid, Main Street, Brocton.
O novo trabalho de estúdio sucede a “Flôr de Bila” (2018), do qual é conhecidos o êxito , "Badia Di Fogo".
Comentários