O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, realizou esta segunda-feira, 3, uma visita ao município de Santa Cruz, onde enfatizou a relevância do município no cenário cultural do país e comprometeu-se a dar continuidade às parcerias.
Em declarações à imprensa, o ministro expressou a sua admiração pelas infra-estruturas e projectos culturais em andamento, ressaltando que Santa Cruz é um município “extremamente importante” para a cultura cabo-verdiana.
A visita, conforme explicou, teve como objectivo conhecer de perto os investimentos culturais no município, destacando a dinâmica cultural local, e ressaltando a parceria contínua entre o Ministério da Cultura e a autarquia.
“Temos colaborado, ao longo dos anos, e estamos comprometidos em incentivar ainda mais a área cultural e as indústrias criativas no município”, afirmou o governante.
Quanto ao desafio e ambição do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz em elevar o funaná à categoria de Património Cultural Imaterial da Humanidade, Augusto Veiga anunciou para breve uma visita acompanhado da presidente do Instituto do Património Cultural (IPC) para discutir o plano de salvaguarda do género musical, que inclui um roteiro a ser seguido para alcançar este objectivo.
Em relação à valorização do trabalho dos artesãos, Veiga informou que será lançado um edital para facilitar a circulação de artistas e artesãos em feiras e eventos pelo país, mas também a pretensão de se criar e organizar novas feiras para promover e valorizar os produtos artesanais.
Igualmente, destacou a importância de capacitar os artesãos para que se possam autopromover e explorar novas formas de renda, incluindo plataformas online.
Por seu turno, o presidente da câmara municipal, Carlos Silva, enalteceu esta visita, realçando que foi uma oportunidade para apresentar os desafios, mas também os projectos e a agenda cultural do município.
Entre eles, destacou a necessidade de se promover o funaná, mas também continuar a trabalhar para melhorar e trabalhar a agenda cultural, elencando alguns ganhos como o Festival 3 Ritmos, a escola da música, entre outros projectos tanto na vertente cultural, como nas indústrias criativas.
Na ocasião, o autarca santa-cruzense avançou que teve a oportunidade de falar sobre o projecto para a comemoração, este ano, do centenário de Nha Nácia Gomes, mas também de projectos para a valorização da Tabanka, entre outras questões.
“Santa Cruz tem um forte potencial cultural e é fundamental trabalharmos juntos para promover a cultura do município, especialmente sob a perspectiva económica, vendo-a como uma fonte de rendimento”, concluiu Silva.
A visita do ministro representa um passo significativo para o fortalecimento da cultura em Santa Cruz e a valorização das tradições locais, com o objectivo de impulsionar o desenvolvimento cultural e económico do município.
Comentários