Mano Preto e produtora JovemTudo apresentam filme ‘A fita cor-de-rosa’
Cultura

Mano Preto e produtora JovemTudo apresentam filme ‘A fita cor-de-rosa’

A produtora JOVEMTUDO Cabo Verde apresenta no sábado, 4 de Junho,  pelas 18 horas, o trailer do filme 3D “A fita cor-de-rosa”, no Palácio da Cultura Ildo Lobo.

A película, com direcção de Mon de Anjo (Mano Preto) é baseada no livro da autoria de Dai Varela e ilustrações de Rogério Rocha, lançado em 2013. A obra, ‘A fita cor-de-rosa, foi distinguida com “Menção Honrosa” no Concurso Lusófono de Trofa 2013 entre 252 outros textos de vários países da Lusofonia; o livro já foi apresentado em Brasil, Cabo Verde (Praia e Mindelo), Holanda, Portugal e Estados Unidos da América.

O filme, uma curta-metragem de 15 minutos, conta com as vozes de Daniel Medina (no papel de Narrador), Mirtó Veríssimo (no papel de Li Rau Mau-Mau) e Éder Xavier (no papel de Li-Bai, o Pombo Pomposo) e tem uma trilha sonora original cantada por Joel Almeida, Romeu de Lurdes, Ana Lisboa e Leroy Pinto. A realização é de Mon de Anjo e o produtor é Dai Varela.

A JOVEMTUDO é uma Produtora Cultural focada no desenvolvimento e publicação de conteúdos para o público infantil e juvenil. Em 2017 a JovemTudo foi selecionada no Programa Internacional de Empreendedorismo Tony Elumelu Foundation (www.tonyelumelufoundation.org) entre 93 mil candidaturas de 54 países africanos e escolhida na lista final de 1000 novos empreendimentos.

O trabalho cinrmatográfico teve patrocínio da GARANTIA Seguros, da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde, do Banco Interatlântico, do Diversidade (actividade do PROCULTURA, projeto financiado pela UE, cofinanciado e gerido pelo Camões I.P.) e do Ministério da Cultura edas  Indústrias Criativas.

A linguagem audiovisual a usar é a animação em 3D fazendo recurso ao BLENDER, um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D. A obra animada “A fita cor-de-rosa” será uma produção audiovisual original, com o foco na criatividade e terá um tempo aproximado de 15 minutos.

Como procedimento narrativo será usado a voz sobre a imagem, com trilha sonora e cinemática originais para produzir uma visualidade poética das personagens. Serão aplicandos efeitos, soluções imagéticas e sonoras capazes de traduzir a narrativa do conto da palavra escrita, valorizando os aspetos subjetivos das situações retratadas. Esta animação 3D pretende projetar a produção audiovisual de Cabo Verde em circuitos de exibição não comerciais, tais como festivais de curtas e animação internacionais.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.