
As evidências dos reflexos eleitorais no descontentamento dos eleitores perante o Governo do MpD e seu PM temos a eleição do candidato da oposição a Presidente da República, José Maria Neves, em 2022, na primeira volta, contra o candidato apoiado pelo partido que suportava o Governo e o desaire eleitoral de 01 de dezembro de 2024 que ditou a transição autárquica a favor do PAICV. O tempo que falta para concluir a legislatura está sendo ruim para Ulisses Correia e Silva e seu Governo por que um dia sai uma notícia negativa e outro também mas produzidas pelas próprias autoridades!
A avaliação do desempenho de Ulisses Correia e Silva, Primeiro Ministro, no período de 2017 a 2024 deteriorou gravemente na avaliação dos eleitores inquiridos pelo afrobarometer (https://www.afrobarometer.org/countries/cabo-verde/) naquele período:

1. UCS parte de uma aprovação de 76.6% dos eleitores em 2017 e apenas 9,4% dos eleitores inquiridos reprovavam o seu desempenho enquanto líder do Governo.
2. Em 2024, o percentual dos indivíduos maiores de 18 anos que aprovavam o desempenho do PM cai para 39,6% e, em simultâneo, aumenta para mais do triplo de 2017 aqueles que reprovam o seu desempenho, atingindo 31,5%.
3. Num período de sete anos (2017 a 2024), o PM perde quase metade, isto é, 48,3% de eleitores que aprovavam a sua governação e aumenta em 22,1% o percentual de eleitores que passam a reprovar o seu executivo.
4. O gráfico mostra uma certa estabilidade na taxa de eleitores que reprovam o desempenho do PM, em torno de 33%, em média, no período de 2022 a 2024.
5. A situação mais preocupante é a queda acentuada na aprovação de UCS nesse mesmo período de dois anos: caindo de 60,4% de eleitores que aprovavam o seu desempenho para uma aprovação negativa de apenas 39,6% de eleitores!!!
6. A tendência declinante na avaliação de desempenho e a velocidade da queda equivalente a perda de 10,4% de eleitores por ano projeta UCS como um candidato, praticamente, inviável, eleitoralmente, para a disputa competitiva das próximas legislativas de 2026.
7. Considerando os eventos recentes que levaram à manifestação dos jornalistas contra medidas tomadas pela direção da empresa pública de rádio e televisão, o caos vivenciado no último verão nos sistemas de transportes aéreos e marítimos, o descalabro provocado pelas crises de abastecimento de energia elétrica e água, especialmente, nas ilhas de Santiago e Fogo é mais do que certo que aumentou enormemente a insatisfação popular contra o Governo e seu PM.
8. As evidências dos reflexos eleitorais no descontentamento dos eleitores perante o Governo do MpD e seu PM temos a eleição do candidato da oposição a Presidente da República, José Maria Neves, em 2022, na primeira volta, contra o candidato apoiado pelo partido que suportava o Governo e o desaire eleitoral de 01 de dezembro de 2024 que ditou a transição autárquica a favor do PAICV.
O tempo que falta para concluir a legislatura está sendo ruim para Ulisses Correia e Silva e seu Governo por que um dia sai uma notícia negativa e outro também mas produzidas pelas próprias autoridades!
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários