A Polícia Judiciária apreendeu 5.668 kg de droga, na sequência de uma mega-operação de Tráfico Internacional de Droga, envolvendo sete indivíduos de nacionalidade também estrangeira.
São sete os detidos. Cinco são de nacionalidade brasileira e dois montenegrinos. O barco saiu do Brasil com destino para Canárias. Foi seguido por um navio militar norte-americano, desde 23 de Março, segundo apurrou Santiago Magazine junto de fontes policiais.
Entretanto, em conferência Diretor Nacional Judiciária, Ricardo Gonçalves, esclareceu que a detenção aconteceu no dia 1 de Abril e alto mar, numa operação conjunta com as Forças Armadas (Guarda Costeira), coordenada através do Centro de Análise e Operações Marítimas- Narcóticos (MAOC-N).
Este responsável fez saber ainda que a operação contou com a com as colaborações da Polícia Federal do Brasil, da Drug Enforcement Administration, da Marinha dos E.U.A e da National Crime Agency, do Reino Unido e ttambém, com o “forte envolvimento” do Ministério Público e “excelente apoio” e cooperação da Polícia Nacional e das forças armadas de Cabo verde.
Nas suas declarações, Ricardo Gonçalves pontuou que a descontinuidade territorial do arquipélago e vasta zona económica exclusiva e os escassos meios materiais e humanos existentes para uma fiscalização ativa, favorecem a utilização do arquipélago de Cabo Verde como país de trânsito do narcotráfico internacional.
“Consciente desse facto, a Marinha dos EUA e a Guarda Costeira dos EUA têm tido uma excelente relação com Cabo Verde, com acordos bilaterais de aplicação da lei, permitindo o apoio ao combate à atividade marítima ilícita nas águas circundantes do arquipélago”, realçou.
(actualizada às 17:58)
Comentários