Morreu combatente da Pátria e diplomata aposentado Olímpio Varela
Sociedade

Morreu combatente da Pátria e diplomata aposentado Olímpio Varela

O combatente da liberdade da Pátria e diplomata aposentado Olímpio Varela morreu hoje, no Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto, Praia, onde se encontrava internado.

Reagindo à morte de Olímpio Varela, o Presidente da República, José Maria Neves, disse receber com “tristeza” a notícia do falecimento deste homem que, além de ter exercido o cargo de delegado do Governo na ilha da Boa Vista, foi enfermeiro em algumas ilhas do País. Foi também um “exímio executante” do violino.

“Um homem a quem devo muito, pela sua verticalidade, sentido de justiça e patriotismo”, escreveu o Chefe de Estado na sua página da rede social “facebook”.

Neves lembra que em 2000, Olímpio Varela foi uma “peça fundamental” da sua candidatura à câmara municipal de Santa Catarina, tendo sido eleito deputado municipal.

Para Neves, Santa Catarina perde um “homem maiúsculo da mais fina estirpe”.

Por sua vez, o diplomata aposentado Manuel Rosa considera que Olímpio Varela foi um cidadão que levou o seu patriotismo até ao fim das suas forças.

“Mesmo em momentos muito difíceis para a sua saúde, em que a suas queixas foram persistentemente minimizadas, nunca esmoreceu o interesse colectivo da Nação”, afirmou Manuel Rosa.

O funeral de Olímpio Varela está previsto, segundo um familiar, no cemitério de Nhagar, Santa Catarina, sua terra natal.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.