O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, confirmou esta tarde o registo de mais um caso confirmado de coronavírus em Cabo Verde, o terceiro num cabo-verdiano e de contágio na comunidade.
O paciente é um técnico de manutenção no Hotel Riu Karamboa na Boa Vista, hotel onde foi descoberto o primeiro caso de Covid-19 no arquipélago - um turista inglês de 62 anos, primeiro casos registado nas ilhas, que já faleceu e que foi sepultado na ilha das dunas.
É o segundo caso de infecção de coronavírus dentro de Cabo Verde (transmissão comunitária), depois da mulher de 41 anos de Achada São Filipe, na Praia, que ficou contaminada pelo marido, um técnico de laboratório da PJ, que regressara ao país no dia 18 após férias na Europa.
Sobe assim para três o número de infectados em Cabo Verde, todos cabo-verdianos. No total já são seis os casos de Covid-19 registados no país, sendo que os primeiros três se deram todos na Boa Vista - dois turistas ingleses e uma holandesa todos na Boa Vista, que já foram repatriados aos seus países, èxcepto o falecido que foi sepultado na ilha das dunas.
Segundo Arlindo do Rosário já foram concluídos 13 exames aos casos suspeitos, dos quais 11 deram negativo, mas outros dois ainda não foram conclusivos, pelo que vão ser repetidos.
O ministro realçou, por outro lado, o que tem sido feito a nível da Protecção Civil e dos serviços de Saúde, no reforço da capacidade de investigação, no diagnóstico e nos equipamentos.
“Queremos realçar também a atitude da população que vem acatando as medidas e as indicações que vem sendo dadas”, acrescentou Arlindo do Rosário, que se mostrou “ convencido” de que o País vai conseguir “o melhor cenário possível” neste combate contra a covid-19.
O ministro avançou ainda que já se encontra disponível no País testes e equipamentos de protecção individual, sendo 48 mil máscaras cirúrgicas e 52 mil descartáveis, para além de fardas e outros equipamentos.
“Estamos com alguma capacidade de resposta, sendo certo que nos próximos dias irão chegar mais equipamentos e outras na área médico/hospitalar “, indicou o governante.
Em relação ao estado de emergência decretado hoje pelo Presidente da República, informou que todas as estruturas de Saúde já têm as directrizes no sentido de reorganizar os serviços de atendimento.
“A população terá informações dessa medida de forma muito clara e tenho certeza que nessa situação teremos que ter essa priorização dos serviços”, notou.
Hoje, o Diretor Nacional de Saúde, Artur Correia, fez saber que Cabo Verde tem capacidade para realização de cerca de 3 mil testes de Covid-19, acrescentando que a Emprofac está a aguardar a chegada de uma encomenda, essencialmente equipamentos de proteção individual.
Comentários