
A presidente do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, considera que o código de ética e conduta da RTC afigura-se como “ataque à democracia e à liberdade de imprensa”.
Janira Hopffer Almada fez esta consideração à imprensa, à saída do encontro com os representantes do Partido Popular, que aconteceu na Cidade da Praia.
Conforme explicou, o código de ética da RTC, aprovado pelo Governo, demonstra a “sua perspectiva de censurar e intimidar a liberdade” dos jornalistas neste país.
Defendeu que anteriormente, Cabo Verde apontava bons índices de liberdade de imprensa, que mereceram avaliações positivas por parte das instituições internacionais.
A lidera do maior partido da oposição avançou que o país já perdeu, “nos últimos dois ou três anos”, com o actual Executivo, várias posições nos índices de liberdade de imprensa, porque “essa atitude, totalmente absolutista de perspectivar e condicionar os jornalistas, põe em causa a democracia nacional”.
“É uma atitude até ostensiva e muito nefasta, não só para a democracia mas ainda para a avaliação que se faz de Cabo Verde”, destacou.
Relativamente a esta questão, a Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa (FJLP), da qual a AJOC é membro, também manifestou o seu ponto de vista, considerando que o código de ética da RTC reveste de um conjunto de medidas de censura que não se concebe num Estado de democrático de direito.
Essa consideração foi expressa numa carta enviada à Administração da Rádio Televisão Cabo-verdiana (RTC) aos cuidados da AJOC e que a direcção da FJLP promete enviar cópia aos órgãos internacionais da defesa dos direitos humanos e trabalhistas.
O código deontológico da RTC está em vigor desde o dia 15 deste mês, tendo sido muito contestado pelos jornalistas da instituição.
Com Inforpress
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários