Homem detido por falsificação de contratos para obtenção de vistos de longa duração para Portugal
Sociedade

Homem detido por falsificação de contratos para obtenção de vistos de longa duração para Portugal

Um homem de 45 anos, da localidade de Ribeira da Barca, interior de Santiago, foi detido no dia 06 de Dezembro, fora de flagrante delito, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ), numa nota enviada à Inforpress.

De acordo com a PJ, através da sua Secção Central de Investigação de Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira, o indivíduo foi preso por falsificação de documentos e promessa de vistos de longa duração para Portugal.

“Ao ser contactado por pessoas com a intenção de obter vistos junto da Embaixada de Portugal em Cabo Verde, elaborava contratos fictícios com uma empresa sediada em Portugal, criando a falsa impressão de que os requerentes possuíam emprego garantido em território português, com o objetivo de facilitar a obtenção do visto”, lê-se na nota da PJ.

A Polícia Judiciária refere que os contratos (falsos), eram oferecidos mediante uma compensação financeira, com a promessa de garantir a emissão dos vistos.

Durante a operação, a PJ  apreendeu também diversos itens para o prosseguimento da investigação, incluindo cinquenta e oito mil escudos, (58.000), nove passaportes, dois computadores portáteis, dois discos externos, dois pendrives, um telemóvel, cinco cartões Vinti4, entre outros materiais com valor probatório.

O detido foi presente às autoridades judiciais para o primeiro interrogatório, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentação periódica às autoridades e interdição de saída do país.

Ainda no decorrer das investigações, a Polícia Judiciária, também em comunicado enviada à Inforpress, fez saber que procedeu à detenção de um homem cabo-verdiano, do concelho de São Lourenço dos Órgãos, no início deste fim de semana, por prática de um crime de roubo.

“A detenção seguiu-se a diligências de investigação que permitiram à PJ identificar o suspeito como envolvido num roubo ocorrido previamente na cidade da Praia. No seguimento da detenção, foi realizada uma busca domiciliária à residência do detido, com o intuito de localizar objetos e outros elementos de prova relacionados com o crime”, acrescenta a nota.

A mesma fonte explica que se tratou de um homem de 33 anos, que foi presente ao Ministério Público para o primeiro interrogatório judicial, onde após o interrogatório, o Tribunal Judicial da Comarca da Praia decretou a sua prisão preventiva, como medida de coação pessoal.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.