Foco de Peste Suína Africana detetado na Boa Vista
Sociedade

Foco de Peste Suína Africana detetado na Boa Vista

A câmara municipal da Boa Vista proibiu a partir deste sábado, 20, o abate sem autorização de suínos, depois de confirmados laboratorialmente sete casos de Peste Suína Africana (PSA), anunciou a autarquia.

Em comunicado, a Câmara da Boa Vista refere que das 31 amostras suspeitas enviadas para análise no laboratório veterinário da Direção de Serviço da Pecuária cabo-verdiano, sete foram confirmadas com anticorpos de PSA.

Os casos foram registados em explorações suinícolas localizadas na Zona Industrial de Sal-Rei, tendo as autoridades locais avançado com a implementação de medidas sanitárias, envolvendo a Câmara da Boa Vista, o Ministério da Agricultura e Ambiente, a Delegacia de Saúde e Polícia Nacional, “em prol da defesa da Saúde Pública”.

Acrescenta que ficam “totalmente proibidas” atividades como o abate de suínos “sem a devida autorização”, a circulação de suínos entre localidades daquela ilha e para outras ilhas, incluindo produtos derivados.

No comunicado é feito ainda apelo à colaboração da população para não adquirir ou consumir carne de porco sem o certificado de salubridade emitido pela autoridade veterinária local “e, em circunstância alguma, consumir carne de porco de origem duvidosa”.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.