Uma série de irregularidades financeiras envolvendo a Diretora Financeira abalou o Instituto Nacional de Providência Social (INPS). Segundo uma fonte da instituição, Pereira, que exerce o cargo desde 2015, terá utilizado o cartão de crédito do INPS, destinado especialmente para missões no exterior, para fins pessoais. Os funcionários temem que as investigações sejam viciadas.
Segundo a mesma fonte, os gastos pessoais de Indira Pereira, que já ultrapassam 300 contos, teriam sido direcionados para despesas como tratamentos dentários, manicure, levantamentos e outras atividades realizadas em Cabo Verde.
“O caso teria ocorrido no início deste ano, porém, só agora veio a público, deixando os demais colegas profundamente insatisfeitos com a maneira como o processo está sendo conduzido internamente. Embora houvesse suspeitas anteriores, não havia provas concretas, mas pairavam muitas dúvidas no ar. O uso irresponsável do dinheiro dos contribuintes cabo-verdianos é uma questão séria que não deve ser tratada com descaso”, disse a nossa fonte.
Outra fonte do Santiago Magazine detalhou que a Diretora Financeira compareceu ao trabalho apenas na última quinta-feira, 16, pela manhã e não retornou à tarde.
“Na sexta-feira passada, 17, foi emitida uma Ordem de Serviço, comunicando que ela seria substituída por outra pessoa, com efeito a partir do dia 16. A substituição ocorrerá durante um período de 45 dias, enquanto um processo disciplinar é conduzido”, completou.
Entretanto, acredita-se que Indira Pereira não agiu sozinha e que outros colegas podem estar envolvidos em “práticas questionáveis”.
“Inclusive, um deles teria solicitado licença sem vencimento e atualmente está trabalhando noutra empresa. Existe um receio generalizado de que a instrutora do processo seja indicada ou designada de forma tendenciosa, favorecendo os membros do grupo com o qual estão relacionados”, ressaltou uma das nossas fontes.
As tentativas deste diário digital em conseguir a posição de visada e da administração do INPS resultaram-se infrutíferas.
Comentários