Crime. Três detidos pela PJ por homicídio envolvendo grupos rivais
Sociedade

Crime. Três detidos pela PJ por homicídio envolvendo grupos rivais

Três jovens foram detidos na Praia, pela Polícia Judiciária (PJ), suspeitos de um homicídio envolvendo “dois grupos rivais” da capital, ocorrido em outubro de 2020, anunciou esta quinta-feira, 3, aquela força policial.

Em comunicado, a PJ refere que a detenção foi concretizada quarta-feira, por elementos da Secção de Investigação de Crimes Contra Pessoas, em cumprimento de mandados do Ministério Público.

Foram detidos pela PJ três homens, com idades compreendidas entre os 19 e os 31 anos, residentes nos bairros de Vila Nova e Safende, sendo todos suspeitos da prática de um crime de homicídio, ocorrido em 18 de outubro de 2020, em Vila Nova, “envolvendo dois grupos rivais”.

A PJ refere que na sequência do cumprimento de mandados de buscas, foram ainda apreendidas armas brancas e tacos de basebol, alegadamente utilizadas pelo grupo.

O número de homicídios por 100 mil habitantes, indicador internacional de violência num país, cifrou-se em 6,2 em 2020 em Cabo Verde, idêntico ao registo em 2019, revelou no final de janeiro o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.

A posição foi assumida pelo ministro, no parlamento, enfatizando que a “criminalidade não só deixou de crescer, como se verifica uma diminuição real das ocorrências”.

Enfatizou que a taxa de homicídios dolosos por 100 mil habitantes, enquanto “indicador internacional” para aferir o nível de violência, “continua a recuar” em Cabo Verde, para níveis “de há mais de 12 anos”.

Segundo Paulo Rocha, Cabo Verde Registava 13,0 homicídios por 100 mil habitantes em 2014, indicador que desceu para 6,2 em 2019, mantendo-se em 2020 no mesmo valor.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.