Covid-19. Sede da CECV encerrada para desinfestação após funcionária testar positivo
Sociedade

Covid-19. Sede da CECV encerrada para desinfestação após funcionária testar positivo

A sede da Caixa Económica de Cabo Verde na Praia foi encerrada desde a manhã desta quarta-feira, 6, para desinfestação, depois de uma funcionária da instituição testar positivo à Covid-19.

A administração do segundo maior banco comercial do país comunicou aos trabalhadores desde ontem de que o prédio de oito pisos onde está a sede da CECV, na Várzea da Companhia, seria encerrado para desinfestação esta manhã. O comunicado foi através de um despacho interno que Santiago Magazine teve acesso.

Na base da medida está o facto de uma mulher que trabalha na sede da CECV estar infectada com o coronavírus. Sabe este diário digital que a referida funcionária contraiu o vírus por meio de contacto com o seu companheiro, um dos oito agentes da Polícia Nacional (incluindo os da Guarda Fiscal) que estão com Covid-19. Ela está a cumprir isolamento na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, onde está neste momento grande parte dos infectados por Covid-19 na Praia - o Estádio Nacional, em Monte Vaca, já acolhe também pacientes assintomátricos com o virus.

O encerramento hoje da CECV não impediu, entretanto, a abertura dos balcões de atendimento, apenas os serviços administrativos foram suspensos para os trabalhos de limpeza e desinfecção desde a recepção aos andares de cima do edifício-sede do banco. Na verdade, a CECV regularmente faz desinfestação da sede, mas é a primeira vez que, por força da Covid-19, a faz sem ninguém no espaço.

A medida não terá sido sentida com grande impacto porque boa parte dos administradores, directores e chefes de departamento, que no backoffice garantem o normal funcionamento dos balcões nas diversas agências espalhadas pelo país, já estavam em teletrabalho.

Esta terça-feira, 6, o concelho da Praia registou mais cinco casos positivos de infecção pelo novo coronavírus (covid-19), elevando para 129 o total de cinfectados na capital e para 191 em Cabo Verde, desde o início da epidemia.

Além dos cinco casos de hoje, foi confirmado mais um caso positivo de controlo do concelho do Tarrafal, sendo que num total de 85 amostras analisadas, 72 testaram negativo.

Desses negativos, 57 são da Praia, um de Santa Cruz, dois de Tarrafal, três do Sal, um de São Lourenço dos Órgãos e oito de São Vicente, que são seguimento do caso confirmado, para além de, neste momento, conforme a mesma fonte, encontrarem-se sete amostras pendentes.

Globalmente, Cabo Verde conta com 191 casos de covid-19, distribuídos por Santiago (132, ou seja, 129 na Praia, dois no Tarrafal e um em São Domingos), Boa Vista (56) e São Vicente (três).

Destes casos testados positivos há a registar 38 recuperados (30 da Boa Vista, uma na Praia e três em São Vicente) e duas mortes – um cidadão inglês de 62 anos que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e uma idosa de mais de 90 anos do concelho da Praia.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.