Covid-19. Portugal tem quatro casos positivos que saíram de Cabo Verde
Sociedade

Covid-19. Portugal tem quatro casos positivos que saíram de Cabo Verde

Registos epidemiológicos em Portugal revelam que quatro casos positivos de coronavírus naquele país europeu saíram de Cabo Verde. “É natural que alguns turistas tenham regressado aos seus país infectados”, reagiu o director nacional da Saúde, que esta tarde, 29, revelou que foram submetidos a testes mais quatro casos suspeitos, três deram negativo e um aguarda resultado.

Segundo dados de um relatório da situação epidemiológica em Portugal, do Serviço Nacional de Saúde lusitano, quatro casos positivos de coronavírus registados naquele país são de pessoas que estiveram em Cabo Verde.

O SNS não especifica quem são eles (se todos portugueses ou se há cabo-verdianos no meio), nem em que ilha estiveram. Apenas aponta o país, Cabo Verde, como sendo a origem dos desses importados em Portugal.

Questionado esta tarde sobre o assunto, Artur Correia, director nacional da saúde de Cabo Verde, disse tratar-se de um facto normal, porquanto Cabo Verde recebeu milhares de turistas, especialmente na Boa Vista. “É natural que alguns turistas tenham regressado aos seus país infectados, já que se registou um caso a partir de um hotel na ilha”, disse Correia.

E fazendo o ponto de situação sobre o Covid-19 no arquipélago, o director nacional da Saúde apontou para o não registo de qualquer novo caso positivo em Cabo Verde, além dos três existentes (um casal na Praia, e um homem na Boa Vista).

Correia adiantou, entretanto, que o Ministério da Saúde submeteu nas últimas 24 horas quatro amostras de suspeitos com coronavírus, das quais três deram negativo e uma aguarda pelo resultado.

Dos quatro exames, dois que deram negativos são de contactos dos dois casos positivos na cidade da Praia. Os outros dois são de pessoas em quarentena em hotéis na ilha da Boa vista, sendo que um deu negativo e outro aguarda, então, pelo resultado.

O director nacional da Saúde aproveitou a conferência de imprensa para enviar uma mensagem aos trabalhadores em quarentena nos hotéis na ilha da Boa Vista e prestar uma homenagem, sublinhando que são “verdadeiros heróis”, porque a quarentena que estão a fazer “não é nenhum castigo, mas sim um acto heróico”.

Quanto aos dois casos suspeitos anunciados este sábado, 28, que deram inconclusivos e que Santiago Magazine revelou tratar-se de duas crianças filhas do casal de Achada São Filipe, continuam inconclusivos. Segundo Correia, daqui a dois a três dias os exames serão repetidos às menores, que, refira-se, não estão a apresentar sintomas, mas estão em isolamento.

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, declarou este sábado, 28, o estado de emergência no País, devido à pandemia covid-19, com duração de 20 dias, a partir das 00:00 29 de Março, até 24:00 do dia 17 de Abril.

Cabo Verde registou até o momento seis casos positivos do novo coronavírus, sendo quatro na ilha da Boa Vista e dois na cidade da Praia. Entre os quatro casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.

Santiago Magazine/Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.