O Governo recebeu esta tarde a sua parte de um donativo da Fundação Jack Ma, bilionário chinês fundador da Ali Baba, a maior cadeia de vendas online do planeta, enviado, através da União Africana, a todos os países africanos para prevenção ao Covid-19.
São 20.000 kits de teste, 100.000 máscaras cirúrgicas, 1.000 fatos de proteção e 1.000 máscaras faciais, que vão estar sob a responsabilidade do Ministério da Saúde e da Protecção Civil.
A carga chegou ao Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia, num avião da Ethiopian Airlines.
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, já reagiu a essa oferta publicando um post na sua página no facebook a agradecer este gesto solidário a Jack Ma, fundador da multinacional Alibaba e patrono da Fundação com o seu nome, ao primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed Ali (prémio Nobel da Paz 2019), e a própria Ethiopian Airlines.
“Esses materiais estarão a ser distribuídos em todo o país, juntamente com outros materiais que já foram adquiridos pelo Governo de Cabo Verde, e outros oferecidos por outros parceiros internacionais e da nossa diáspora. Em nome de todos os Cabo-verdianos, do Governo de Cabo Verde e do meu nome, agradeço o Sr. Jack Ma e a sua Fundação pelo grande gesto. Também agradeço o Primeiro-ministro de Ethiopia @abiy_ahmed_ali e a @ethiopian_airline pela execução logística e solidariedade com o povo cabo-verdiano”, escreveu o chefe do Governo.
Hoje também, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades disse que o governo vai realocar fundos, recebidos de parceiros, num valor superior a 5 milhões de contos para mitigar o coronavíri no país. Os fundos, conforme o ministro, provém da União Europeia, do Banco Mundial, do Banco Africano de Desenvolvimento, da Cooperação Chinesa, entre outros, e serão realocados para a saúde, para o rendimento, para as famílias e empresas.
Foto: D.R. (página oficial do PM no facebook)
Comentários