Os onze casos suspeitos de coronavírus, anunciados ontem, 26, pelo director nacional da Saúde, deram negativo nos testes de Covid-19. Mas há outros três casos suspeitos na Boa Vista. E hoje chegaram ao país 100 mil máscaras e 20 mil testes doados pela Fundação Jack Ma (chinês fundador do milionário grupo alibaba), através da União Africana.
Em declarações à imprensa esta tarde, 27, o director Nacional da Saúde, Artur Correia, informou hoje que os onze casos suspeitos de coronavírus que anunciou ontem deram todos resultados negativos - eram cinco na Boa Vista, três na cidade da Praia, um no Tarrafal de Santiago, um em São Vicente e outro no Sal.
E assim, o país tem agora apenas duas pessoas infectadas sob os cuidados médicos – o casal cabo-verdiano de Achada São Filipe –, uma vez que o segundo inglês com coronavírus na Boa Vista foi repatriado hoje para o seu país, à semelhança do que havia sucedido com a turista holandesa.
Segundo Correia, o cabo-verdiano de 43 anos, funcionário da PJ e que regressou das férias na Europa com Covid-19, continua internado e com um quadro clínico mais complicado, enquanto a sua mulher – contagiada pelo companheiro, no primeiro caso de transmissão dentro do país – está bem e a seguir todas as directrizes e acompanhamento médico necessário.
Artur Correia disse ainda que os filhos do casal estão bem e que as autoridades sanitárias estão já em contacto com pelo menos pessoas com quais a mulher teve contacto directo antes de acusar positivo ao coronavírus.
Entretanto, o responsável adiantou que foram considerados mais três casos suspeitos na Boa Vista, cujos resultados dos testes deverão ser conhecidos noite adentro, ou amanhã de manhã.
O director nacional da Saúde confirmou também a chegada hoje de donativo da Fundação Jack Ma, através da União Africana, contendo 100 mil máscaras, 20 mil testes para despiste de Covid-19, entre outros itens.
Comentários