CMP e agência da ONU lançam "Start Up Imigrante" para promover recuperação económica dos afectados pela pandemia
Sociedade

CMP e agência da ONU lançam "Start Up Imigrante" para promover recuperação económica dos afectados pela pandemia

A Câmara Municipal da Praia e a Agência das Nações Unidas para as Migrações (OIM) lançam esta quinta-feira a “Startup Imigrante”, iniciativa criada para promover a recuperação económica dos trabalhadores imigrantes afectados pela covid-19 no município.

Trata-se de uma iniciativa que conta, igualmente, com a parceria do Centro de Incubação de Negócios (BIC), que se enquadra no projecto da OIM Cabo Verde “Fortalecimento da capacidade do Município da Praia”.

Projectada para promover a recuperação económica dos trabalhadores imigrantes afectados pela pandemia da covid-19 nesta municipalidade, a “Startup Imigrante” visa reforçar o Município da Praia no apoio à recuperação da capacidade autossustentável dos trabalhadores imigrantes no contexto pós-covid-19.

Startup Imigrante, de acordo com a representante da Agência das Nações Unidas para as Migrações (OIM), Quelita Silves Gonçalves, é um concurso de empreendedorismo voltado para imigrantes residentes no Município da Praia que enfrentam situação de vulnerabilidade socioeconómica pós pandemia da covid-19.

Tem como objectivo impulsionar o ecossistema empreendedor, fortalecendo a capacidade do Município da Praia para apoiar a recuperação económica dos trabalhadores imigrantes afectados pela pandemia da covid-19 e potenciar a sua integração no município.

O concurso prevê reforçar capacidades e incentivar a criação e o crescimento de actividades empresariais, mediante a criação de oportunidades de emprego e autoemprego.

No final, de acordo com a OIM, os 10 projectos vencedores receberão um prémio equivalente a 5.000 dólares americanos, sob forma de equipamentos, materiais e serviços na modalidade não reembolsável para implementar o seu plano de negócio e 20 meses de incubação através da BIC.

Será igualmente apresentado no evento o Relatório de Análise: “O impacto da covid19 na vida dos imigrantes na Cidade da Praia”, desenvolvido por uma equipa de investigadores do Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF/Uni-CV), que teve o propósito de compreender o impacto da pandemia da covid-19 no seio das comunidades de imigrantes residentes no município.

O evento será presidido pelo presidente da Câmara da Praia, Francisco Carvalho, e pela representante da Agência das Nações Unidas para as Migrações (OIM) em Cabo Verde, Quelita Gonçalves, e realiza-se no Salão de Munícipes da Câmara Municipal da Praia.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.