Um casal de turistas foi ontem assaltado na praia de Chaves ilha da Boa Vista. O crime aconteceu em plena luz do dia, facto que tem preocupado as autoridades e a sociedade boavistense.
O assalto aconteceu por volta das 13h00, enquanto o casal caminhava pela zona de Chaves. Os turistas foram surpreendidos por dois homens. Um deles, munido de uma faca, terá obrigado o casal a entregar todos os pertences.
Acionada, a polícia entrou em acção e conseguiu deter os assaltantes na posse de uma bolsa contendo dinheiro, máquina fotográfica e de telemóveis. Os dois homens foram presentes ainda ontem ao Tribunal para aplicação de medida de coação.
Na ilha turística da Boa Vista, note-se, este tipo de crime tem aumentado nos últimos anos. Em 2017 a Polícia Nacional registou dezenas de casos de assaltos a turistas, principalmente nas zonas mais isoladas.
A Boa Vista conta com o projeto “Turismo Seguro”, um programa implementado desde 2010, coloca em patrulha agentes da Polícia Nacional e militares para garantir a segurança e tranquilidade dos que escolhem Cabo Verde para passar as férias.
O programa foi a solução encontrada para combater o roubo e a violência contra turistas, numa lógica de policiamento de proximidade. Apesar de sua eficiência nos primeiros anos, o projeto não tem tido muito sucesso nos últimos anos.
O “Turismo Seguro” envolve a Polícia Nacional, as Forças Armadas, Operadores Turísticos e todos os actores sociais.
Comentários