Legislativas/2026: UCID garante “aposta forte” em Santiago
Política

Legislativas/2026: UCID garante “aposta forte” em Santiago

O líder democrata-cristão garantiu hoje que uma das principais prioridades do seu partido para as eleições legislativas de 17 de maio será a ilha de Santiago, o maior círculo eleitoral do país. Nesse sentido, o terceiro maior partido cabo-verdiano pretende apresentar candidaturas fortes tanto em Santiago Norte como em Santiago Sul. João Santos Luís avançou, ainda, que a UCID irá apresentar, na próxima semana, os cabeças de lista.

O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), João Santos Luís, anunciou esta segunda-feira, 16, na cidade da Praia, que o partido irá apresentar, na próxima semana, os cabeças-de-lista para todos os círculos eleitorais das eleições legislativas de 17 de maio, logo que conclua o processo de auscultação interna.

“Penso que, no início da próxima semana, já estaremos em condições de apresentar os cabeças-listas para os sítios onde iremos concorrer e liderar as listas em todos os círculos eleitorais”, afirmou o líder democrata-cristão durante uma conferência de imprensa.

Segundo João Santos Luís, a direção nacional do partido tem agendados vários encontros ao longo desta semana para finalizar a composição das listas e validar os nomes que irão liderar as candidaturas nos diferentes círculos eleitorais do país.

Aposta forte na ilha de Santiago

O presidente da UCID garantiu que uma das principais prioridades será a Ilha de Santiago, o maior círculo eleitoral do país. O partido pretende apresentar candidaturas fortes tanto em Santiago Norte como em Santiago Sul.

“A Ilha de Santiago é o maior círculo eleitoral e elege cerca de 50 porcento [%] dos deputados nacionais. Não pode haver dúvidas de que iremos concorrer e apostar fortemente aqui”, salientou João Santos Luís.

Para o dirigente democrata-cristão, um partido que ambiciona governar o país não pode deixar de disputar votos no maior círculo eleitoral. “Um partido que está legalmente instituído e concorre a eleições, mas não concorre em Santiago, é a morte do artista”, disse com ironia o também deputado nacional.

Presença massiva de jovens e independentes nas listas

A estratégia da UCID passa, também, por reforçar a presença de jovens nas listas, incluindo quadros que o partido considera preparados para contribuir para a governação do país.

“Vamos apresentar uma lista muito forte, com presença massiva de jovens, jovens experientes e maduros, capazes de trazer o melhor de si para a democracia e para a governação de Cabo Verde”, destacou Santos Luís.

O líder da UCID confirmou, ainda, que as listas deverão integrar candidatos independentes, além de militantes do partido, numa tentativa de alargar a base de apoio e incorporar diferentes sensibilidades da sociedade cabo-verdiana.

Segundo informações disponíveis, o número de eleitores recenseados poderá ser inferior ao registado em eleições anteriores, situação que João Santos Luís atribui, em parte, à falta de campanhas de sensibilização mais antecipadas sobre o recenseamento eleitoral.

Apesar destas preocupações, o líder da UCID afirmou que o partido está focado na preparação das eleições e na apresentação de uma plataforma que pretende contribuir para um sistema político mais equilibrado e para a melhoria das condições de vida dos cabo-verdianos.

C/Inforpress
Foto: Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.