O Director Nacional da Saúde confirmou hoje que a variante delta do novo coronavírus está a circular em Cabo Verde, pelo menos na ilha de Santiago onde já foram identificados quatro casos, num conjunto de 16 amostras enviadas para o Instituto Pasteur em Dakar, Senegal.
Este responsável levantou ainda a possibilidade de a variante estar a circular também nas outras ilhas, pelo que o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) vai continuar a enviar amostras para continuar a vigilância das variantes do Sars-Cov-2. Cabo Verde já detetou até agora as variantes alfa e delta.
“Contudo, se formos analisar os dados retrospectivos pode ser que o pico que tivemos em Abril e Maio tenha sido o efeito dessa variante. Se não for este caso, outra hipótese é que esta variante tenha entrado recentemente e por isso ainda podemos ter uma situação de piora nas próximas semanas”, sublinhou.
A variante delta do coronavírus se tornou a nova fonte de preocupação no combate à pandemia de Covid-19, mesmo entre países com ritmo avançado de vacinação.
Ela está por trás de uma nova onda de infecções em Israel, Reino Unido, Estados Unidos e países asiáticos, como China e Indonésia.
Cabo Verde registou hoje mais 26 novos casos de infecção pelo novo coronavírus e outros 34 recuperados da doença e passa a contabilizar 429 casos ativos 33330 casos recuperados, 298 óbitos, 12 óbitos por outras causas e nove transferidos, perfazendo um total de 34078 casos positivos acumulados.
Comentários