O primeiro-ministro acaba de anunciar que a ilha da Boa Vista está em quarentena até 4 de Abril, como consequência do primeiro caso de coronavírus registado ontem na ilha. Ulisses Correia e Silva fala mesmo de "uma situação "difícil e crítica", mas aconselha calma e pede a colaboração de todos no combate ao Covid-19.
O Governo decidiu colocar toda a ilha da Boa Vista em quarentena, devido surgimento do primeiro caso confirmado de coronavírus - um turista inglês, de 62 anos de idade, que chegou à ilha desde o dia 9 de Março.
O anúncio foi feito esta manhã por Ulisses Correia e Silva, que mesmo admitindo que a situação "é difícil e crítica", apelou à calma da população, pedindo a todos os cabo-verdianos que sigam as instruções das autoridades. Para o primeiro-ministro, o Covid-19 “é uma guerra” e nas guerras as pessoas “cumprem as regras”, razão pela qual, referiu, a obediência às instruções e mudança de hábitos e comportamentos serão cruciais para vencer esta guerra. “Fiquem em casa e lavem as mãos”, insistiu, acrescentando que "cada um de nós, deve cumprir, com rigor, as instruções e informações de distanciamento social”, reforçou.
Com a quarentena imposta à Boa Vista, todos os serviços públicos e privados, empresa públicas e privadas na ilha vão ser encerrados, salvo serviços ligados à saúde, farmácias, forças de segurança e protecção civil.
Deste modo, as ligações aéreas, o transporte marítimo de passageiros, cargas, barcos de pesca ficam obrigatoriamente proibidos de operar a partir desta sexta-feira e até 4 de Abril, altura em que deve cessar o periodo de quarentena decretada pelo Governo. Entretanto, garantiu o chefe do Executivo, o abastecimento da ilha vai continuar “normalmente”, através de navios comerciais e navios de pesca creditados para o efeito.
Ulisses Coreia e Silva apontou ainda outras excepções a nível dos transportes que têm a ver com casos de evacuações e repatriamento.
Um contingente de militar vai ser colocado no terreno de imediato para ajudar a controlar as movimentações de pessoas de e para fora da Boa Vista nos próximos dias, de modo a evitar o contágio e propagação desta doença que já infectou mais 254 mil pessoas em todo o mundo, causando já 10.193 mortes. Recorde-se que o Hotel Riu Karamboa já estava em quarentena depois de confirmado que o inglês ontem testado positivo com coronavírus esteve ali hospedado desde que chegou à ilha no passado dia 9.
Cabo Verde é o 33º país africano a registar caso positivo de coronavírus e o primeiro PALOP.
Comentários