Aumento de casos de covid-19 em Cabo Verde “sem grandes preocupações”
Sociedade

Aumento de casos de covid-19 em Cabo Verde “sem grandes preocupações”

O ministro da Saúde afirmou ontem, na cidade da Praia, que o aumento recente de casos de covid-19 em Cabo Verde “não está a ter uma evolução epidémica e não traz grandes preocupações”.

Jorge Figueiredo, que falava à imprensa à margem do segundo Ateliê Nacional de Revisão da Carta Sanitária, informou que a situação está a ser acompanhada pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), e que os casos têm apresentado uma evolução normal, sem complicações, sendo tratados como uma gripe comum.

Apesar da baixa gravidade dos casos, o governante enfatizou a importância de a população manter os cuidados básicos, como evitar aglomerações, e ter atenção especial aos idosos com mais de 65 anos, por serem mais vulneráveis.

Esclareceu que não existe, de momento, um plano específico de reforço da vacinação e que os dados estão ainda a ser consolidados pelas autoridades competentes.

“Em breve iremos apresentar os dados e, até agora, não há qualquer motivo de alarme”, reiterou o ministro.

Jorge Figueiredo alertou também para a detecção de casos autóctones de paludismo na cidade da Praia, mas informou que as autoridades de saúde, em colaboração com a câmara municipal, estão a acompanhar a situação “com muito cuidado”.

“O pessoal está atento, está a trabalhar, está a desinsetizar as casas e esperamos que não tenhamos preocupações relativamente a esta matéria”, acrescentou.

Cabo Verde registou o seu primeiro caso de covid-19 em Março de 2020.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Semedo, 13 de Jun de 2025

    Ouvi há dias uma boa reflexão sua. Tocou o dedo na ferida. Pidemis construir estruturas ter equioamentos modernos, mas se não tivermos recursos humanos bem capacitafos de nada vale.

    Responder


Comentar

Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.