Face à Carta Aberta que a Senhora Cleonice Helena dos Santos dos Reis Lopes dirigiu ao Presidente da República, pronuncio-me conforme segue:
Tenho acompanhado com particular atenção as preocupações recentemente expressas, de forma pública e sentida, por uma cidadã da ilha do Maio, através de uma carta aberta, que reflete a realidade vivida por muitos cabo-verdianos, em contextos semelhantes.
A escassez de especialidades médicas na ilha do Maio, bem como os constrangimentos associados ao transporte e às evacuações médicas, tem limitado significativamente o acesso efetivo a cuidados de saúde adequados e tempestivos.
Trata-se de uma realidade que exige reflexão profunda e ação coordenada, em nome do princípio da equidade e da igualdade. Cada cabo-verdiano, independentemente da ilha onde vive, deve contar com um sistema de saúde, que responda às suas necessidades básicas e que proteja a vida com eficácia e dignidade.
Cabo Verde tem vindo a envidar esforços no sentido de melhorar a prestação de cuidados de saúde em todo o território nacional. Contudo, persistem assimetrias e insuficiências, que exigem um redobrado compromisso coletivo, institucional e social.
O gesto altruísta da cidadã, que decidiu tornar pública esta preocupação, merece reconhecimento, pois dá voz a uma inquietação coletiva e reforça a importância da participação cívica na construção de uma sociedade mais justa e coesa.
Enquanto Chefe de Estado, reitero à senhora Cleonice dos Reis Lopes que tomei boa nota das suas legítimas inquietações, apresento a ela e a toda a população do Maio a minha solidariedade e reafirmo o meu compromisso em continuar a dar visibilidade a estas questões, promovendo o diálogo e incentivando ações concretas e estruturantes para a melhoria do sistema de saúde, não só no Maio, mas também em todas as outras ilhas, particularmente aquelas que têm preocupações semelhantes como são os casos da Brava e São Nicolau.
* Presidente da República
* Artigo originalmente publicado pelo autor na sua conta no Facebook
Foto: Presidência da República
Comentários