Cabo Verde não tem razões para comemorar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa!
Ponto de Vista

Cabo Verde não tem razões para comemorar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa!

A liberdade de imprensa é um dos valores fundamentais, dignos de consagração constitucional, no nosso País.

Um Estado de Direito Democrático que, ao longo dos anos, edificado à custa do esforço e do trabalho de muitos homens e mulheres, que souberam sabiamente criar as condições para a consolidação das instituições e a preservação de princípios e direitos fundamentais.

Muito trabalho foi feito, é muita entrega e empenho foram empregues, seja por parte dos poderes públicos, seja por parte dos Jornalistas e Órgãos de Comunicação, públicos e privados, seja por parte da Sociedade, no exercício da sua cidadania.

As conquistas de um Povo e de uma Nação são sempre fruto da entrega e do empenho! 
São sempre resultado de muitas lutas e de árduo trabalho e, como tal, pertencem em primeiro lugar ao Povo, no seu todo!

Em democracia, os Governos, escolhidos pelo Povo - sempre soberano - têm a responsabilidade de, com magnanimidade, não cederem a tentações momentâneas e a interesses outros, sob pena de, em pouco tempo, colocarem em causa ganhos de muitas gerações e que levaram anos a conquistar!

Hoje, no Dia em que deveríamos estar todos a comemorar a data, devemos reflectir se temos, de facto, razões para celebrar!

Apesar de Cabo Verde ter avançado muito neste item, graças à atitude dos jornalistas, ao quadro jurídico edificado, ao ambiente promovido e à conscientização do valor da liberdade de imprensa, é preciso estarmos atentos e alertas para os caminhos gravosos e tortuosos que começam a ser vislumbrados!

Os sinais dados, nos últimos tempos, pelo Governo, através do Ministério da Cultura, com a absoluta conivência do Chefe do Governo, causam preocupação!

Os alertas no Relatório produzido pelos Estados Unidos da América, apontando claramente a ingerência do Governo no Sector, provocam desassossego!

Os "escritos" de Personalidades, com responsabilidades, da actual "Situação" não podem, e nem devem, ser encarnados de ânimo leve!

Aos Jornalistas, aos Órgãos de Comunicação e aos diferentes intervenientes no Sector, as minhas maiores e mais calorosas saudações!

Se houver tempestades, elas devem ser enfrentadas com coragem e determinação por Todos!
É preciso continuar a assumir a liberdade como um valor imprescindível e a lutar para que a verdade seja livre!
Com tenacidade, convicção e resiliência!

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.