
Que só vai beneficiar 8% do total dos Funcionários Públicos!
Durante a Campanha Eleitoral o Dr. Ulisses Correia e Silva e o MpD prometeram actualizar os salários anualmente.
Depois da Campanha, o Dr. Ulisses Correia e Silva e o Governo se comprometeram, novamente, a atualizar, anualmente, os salários dos trabalhadores. Tal compromisso consta do Programa do Governo para este Mandato (2016-2021, a páginas 28).
Mas, o Dr. Ulisses Correia e Silva e o seu Governo, mais uma vez, NÃO HONRARAM o seu compromisso! E não honraram nem quando fizeram aprovar o OE para 2016, e nem quando apresentaram e fizeram aprovar os Orçamentos do Estado para 2017 e 2018.
PROPOSTA PARA 2019
Para 2019, o aumento proposto, que foi já aprovado em sede de Concertação Social, é de apenas 2,2%.
Para além de se cingir exclusivamente aos funcionários do quadro comum da administração pública, o mesmo abrange, tão somente, 8% do total dos funcionários públicos.
É evidente, pois, que está muito aquém daquilo que fora prometido pelo próprio Governo (1% anual).
A propósito, convém realçar que, para além de o Dr. Ulisses Correia e Silva ter assumido o compromisso de aumentar o salário dos trabalhadores, anualmente - e sem qualquer condicionamento em relação à taxa de inflação - o Governo também se comprometeu em diminuir o IUR, à taxa de 1% ao ano.
Acreditamos que o fizeram por considerarem que, desde 2011 e à excepçao dos 3% aquando da aprovação do novo PCCS da Administração Pública, os salários dos trabalhadores da administração pública se encontravam congelados e por terem considerado excessiva a carga fiscal sobre os trabalhadores.
Não se trata, pois, de uma mera promessa de campanha!
Trata-se, sim, de um compromisso do Governo, que está plasmado no seu Programa de Governação, sufragado pelo Parlamento.
Ora bem:
Para mitigar (nem sequer se trata de repor!) a perda do poder de compra dos trabalhadores, o Governo teria de proceder a um aumento salarial, no mínimo, de 4%.
Isto porque, em 2016, apesar de o OE ter sido elaborado por um período de meio ano, deveria ter ocorrido o primeiro aumento salarial (razoavelmente, de 1%).
Os trabalhadores beneficiariam de meio ano apenas!
É verdade!
Mas, o Governo cumpriria a sua promessa perante os mesmos.
E, em 2017 e 2018, caso quisesse honrar o seu compromisso, concederia, em cada um desses anos, um aumento de 1%.
Contas feitas, incluindo 2019, daria 4% no total!
Mas, não!
O Governo e o Dr. Ulisses Correia e Silva preferem continuar a tentar iludir os cabo-verdianos.....
E vai tentando "mascarar" a realidade!
Triste para Cabo Verde!
Artigo de Janira Hopffer Almada, publicado na sua página do facebook.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários