Por enquanto apoio, sou favorável como munícipe da cidade da Praia a reeleição do senhor Presidente Francisco Carvalho e equipa da CMP para um outro mandato. De certeza ele tem que ter a oportunidade de Governar com sua equipa escolhida por mais um período. Não se trata de preferência política partidária, ou de “preferência clubística.” A cidade da Praia não pode se dar ao luxo de perder a oportunidade de continuidade nesse momento. Com todo respeito a todos os demais candidatos a hora é de continuidade porque se mais não foi feito, não foi por falta de capacidade, mas sim por fatores mencionados aqui anteriormente além do que o tempo recebido de 4 anos foi muito limitado.
“1ª Epistóla a Timoteo 2:1 a 6: Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, 2 pelos reis e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade. 3 Porque isto é bom e agradável diante de DEUS, nosso Salvador, 4 que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade. 5 Porque há um só DEUS e um só mediador entre DEUS e os homens, JESUS CRISTO, homem, 6 o qual Se deu a Si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a Seu tempo.”
Desde quando andava pelas páginas do saudoso “A VOZ” que nunca me omiti de manifestar o interesse de discutir sobre religião, futebol e claro, política!
Acredito mesmo que o mau prolifera porque as pessoas de bem não fazem nada. Também advogo que todo cidadão deve mais do que ser um espectador, ser participante, atuante, contribuir diretamente pelo bem de toda sociedade. Desde pequeno aprendi que “não vivo apenas na minha cidade, eu vivo a minha cidade!”
Assistir e não participar é um erro muito grave, por isso um Cristão tem que ser atuante naquilo que é de interesse de todos, não se omitir no que ocorre na comunidade, exercer livrememente o seu direito de voto e acima de tudo sua obrigação de orar pelos Governantes, todos eles, independente da cor partidária.
Aliás, se tem um lugar onde “política e futebol” se misturam é nesse nosso “Cabo Verde!” Sim, aqui ou a pessoa é “Benfica” ou ela é “Porto” e o mesmo se transpõe para o campo político, ou é MPD ou é PAICV... Para mim, que nem sou uma coisa ou outra, pois sou Sportinguista desde os tempos do Geovane Cabral, depois de ter sido Portista e Benfiquista, sei de certeza que não podemos ter uma visão “bitolada,” “quadrada,” “limitada!”
Na primeira e única eleição que exerci meu direito de voto foi na última autuárquicas onde votei deliberadamente nos candidatos do MPD e do PAICV (eu sei que o voto é secreto, mas confesso o meu aqui porque desejava ver ambos os partidos trabalharem coesamente e corretamente pelo bem de nossa cidade, a Capital do país!)
Triste engano. Euzinho que fui voluntário e procurei contribuir com o Governo do MPD quando cheguei na Praia, depois acompanhei e participei no que pude com o Governo eleito do PAICV, percebi que infelizmente o mesmo não teve o respeito, apoio e colaboração das demais entidades do Governo de Cabo Verde na gestão da Capital do país. Aliás, até mesmo nas fileiras do PAICV houve traição, revolta e debanda, um absurdo, onde interesses pessoais subtraíram a necessidade e desejo público, pois o devidamente eleito Presidente da CMP por uma boa maioria dos eleitores, não teve o fólego necessário para Governar, Administrar a cidade como deveria.
Infelizmente, a Campanha Política se estendeu por mais de 4 anos e não apenas o período que antecedeu o pleito Municipal. Mas, tenho que reconhecer, o senhor Presidente da CMP soube tirar “leite de pedras” pois quanto mais lhes “atiravam pedras” mais soluções ele encontrava no limitado orçamento para realizar obras e benfeitorias para o bem comum.
Fiquei espantado quando soube quanto era a taxa para as rabidantes nos mercados municipais, e para quanto baixou no atual Governo da CMP. E as licenças para os táxis? Claro que fiquei alegre em ver um amigo querido que era desde que o conheci em 2011 um motorista, poder exercer sua profissão como um proprietário adquirindo sua propria licença! E o que dizer das famigeradas “Hiaces” para os transportes regionais, que ficaram bem acomodadas em Sucupira sem aumentar o caos urbano por conta das indas e vindas infinitas em busca dos passageiros...
Acompanhei como a Câmara Municipal da Praia investiu em parcerias com as ONG e Associações na expansão de serviços sociais em todo o município. Inclusive nos beneficiamos da oportunidade e pudemos contribuir ainda mais com a nossa cidade, onde no Natal do Ano passado pudemos realizar pelo menos 5 Festas de Natal, contemplando com brinquedos centenas e centenas de crianças em São Martinho Pequeno, São Francisco, Calabaceira, Ponta D’água e nas ruas do Fonton.
Por isso, vendo o que foi feito e vislumbrando tudo que se precisa realizar, estou convicto de que o ditado popular que aprendi no meu Brasil de origem, serve-nos muito bem nesse momento: “1 é pouco, 2 é bom,” 3... pode ser demais!
Por enquanto apoio, sou favorável como munícipe da cidade da Praia a reeleição do senhor Presidente Francisco Carvalho e equipa da CMP para um outro mandato. De certeza ele tem que ter a oportunidade de Governar com sua equipa escolhida por mais um período. Não se trata de preferência política partidária, ou de “preferência clubística.”
A cidade da Praia não pode se dar ao luxo de perder a oportunidade de continuidade nesse momento. Com todo respeito a todos os demais candidatos a hora é de continuidade porque se mais não foi feito, não foi por falta de capacidade, mas sim por fatores mencionados aqui anteriormente além do que o tempo recebido de 4 anos foi muito limitado.
Com certeza esses próximos 4 anos serão muito bem utilizados, pois a experiência de todo bem realizado será muito importante no que tem que ser continuado. Enquanto isso, continuarei a dar o meu contributo voluntário, além de diariamente pedir a DEUS por todos os que tem sido privilegiados com uma posição de liderança em nosso país.
Reverendo Luiz Roberto Nunes
Presidente da Associação Batista Caboverdiana, ABC
Comentários