O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, reagiu hoje ao relatório do Departamento de Estado norte-americano, segundo qual, em 2021, Cabo Verde registou, de entre outros, casos de abuso policial, ressaltando que a Polícia Nacional é uma instituição “muito ciosa” desta questão das averiguações e que as medidas são aplicadas sempre que se justificam.
“Os dados são os que constam do relatório do Conselho Superior do Ministério Público de 2020/21, um ano que como todos sabem a pandemia em que as relações Polícia Cidadão, com todas as restrições, nem sempre correram pelo melhor”, referiu.
Paulo Rocha, que falava em declarações à imprensa na cidade da Praia, disse ainda que o relatório também cita que foram aplicadas penas designadamente de demissão, de suspensão ou outras medidas disciplinares que confirmam que são sempre aplicadas quando as alegações são averiguadas positivamente, isto é quando se confirmam.
“Mas queria dizer que estamos a falar de queixas que sequer representam 0,01 por cento daquilo que a Polícia faz. A Polícia faz muita coisa bem-feita, é uma instituição muito decente e digna e que se esforça para o bem da comunidade, visando sobretudo servir e proteger”, acrescentou.
O ministro referiu, entretanto, que os agentes, às vezes, cometem erros e falhas, mas que o importante é nunca se perder de vista que o bem que a polícia e que os acertos são muito de longe superiores aos erros que “inevitavelmente acontecem”.
“O importante é saber corrigi-los, de modo que não sirvam para espelhar uma instituição de 2 mil homens e mulheres”, disse.
Cabo Verde registou em 2021 casos de abuso policial, “superlotação e condições sanitárias inadequadas” nas cadeias, tratamento cruel de militares contra outros militares e “relatos isolados” de corrupção em entidade pública (a Polícia Judiciária), segundo o relatório anual dos EUA sobre direitos humanos.
O documento do Departamento de Estado norte-americano divulgado na terça-feira à noite faz uma análise à situação dos direitos humanos em 200 Estados e relativamente à Cabo Verde começou por notar que em 2021 houve “relatos credíveis” de abusos cometidos por parte de forças de segurança.
Em Agosto, refere, a Comissão Nacional de Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC) relatou seis denúncias de abuso policial durante o ano de 2021 e 10 em todo o ano de 2020.
E as autoridades investigaram 20 denúncias de violência por agentes da Polícia Nacional até Setembro de 2021 e 19 em todo o ano de 2020, muitas dos quais resultaram em demissão, suspensão ou outra acção disciplinar contra os funcionários envolvidos.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários