O Presidente da República, José Maria Neves, exorta os eleitos municipais de São Vicente e da Praia, que têm protagonizado alguma tensão, a dialogarem e a ponderarem no sentido da “defesa intransigente do bem comum”.
O Chefe de Estado, que pela primeira vez se pronunciou em público sobre a situação política nas duas mais importantes autarquias do País, defende que a solução para o dissenso terá de passar pelo “diálogo e compromisso para com o eleitorado” e não pela “competição política”.
José Maria Neves, que falava à imprensa à margem da aula magna que proferiu esta quinta-feira, 21, no Liceu Domingos Ramos, Praia, garantiu à imprensa que tem falado com todos os intervenientes.
“Estamos numa sociedade democrática plural e temos de poder agir, tendo em atenção a complexidade do exercício democrático nos tempos de hoje: ouvir a todos e ter em conta todas as sensibilidades políticas e sociais”, apelou Neves, acrescentando que se deve trabalhar com o sentido do bem comum.
“Não há uma verdade, não há uma razão. Há razões, há verdades e é nesse pluralismo que podemos encontrar as melhores luzes para o futuro”, acrescentou o Presidente da República, para quem o que está em causa é a escolha dos cidadãos.
Na sua perspectiva, quando os cidadãos não dão a nenhum partido ou grupo a maioria absoluta, estes quiseram pedir ao actores políticos para dialogarem e se entenderem.
“A política não é só disputa. É disputa, é competição, mas também é diálogo, é compromisso”, pontuou o Presidente da República.
Comentários