PR apela a um “novo despertar” de Santiago Norte e pede “ousadia” aos autarcas
Política

PR apela a um “novo despertar” de Santiago Norte e pede “ousadia” aos autarcas

No primeiro dia da “Presidência na Ilha” na região de Santiago Norte, José Maria Neves esteve no Tarrafal. O presidente da República apelou a um “novo despertar” da região, pediu “ousadia” aos autarcas e teve encontros com surfistas, pescadores e peixeiras, mas também com operadores turísticos.

No Tarrafal, onde iniciou a “Presidência na Ilha” esta segunda-feira, 27, José Maria Neves reuniu com a equipa camarária nos Paços do Concelho. O presidente da República salientou a importância da região de Santiago Norte na economia e no desenvolvimento de Cabo Verde, apelando à “união e conjugação de esforços” visando um “novo despertar para potenciar toda sua riqueza”. E, num encontro com autarcas da região, pediu-lhes "ousadia", não obstante os desafios.

Promover o turismo e dinamizar a economia

Já num encontro com surfistas, o presidente da República sugeriu a “inclusão de uma competição de surf nas festas locais”, tendo em vista “promover o turismo e dinamizar a economia ao capitalizar o potencial da costa” e o “talento” de atletas como Edson "Kabungo".

Por sua vez, os surfistas alertaram para a “ameaça da poluição da ETAR na biodiversidade marinha”, ao que o PR respondeu apelando ao “diálogo e articulação entre as partes” para encontrar soluções ambientais sustentáveis.

Pesca pode ser potencial alavanca para o setor farmacêutico

Num encontro com pescadores e peixeiras, José Maria Neves auscultou as suas preocupações bem como os desafios do setor e, sublinhando o seu “papel de Ouvidor da República”, destacou a relevância da pesca não só para a economia nacional, mas, também, como “potencial alavanca” para o setor farmacêutico.

O presidente da República apelou à “sustentabilidade”, defendendo a necessidade de “proteger o ambiente marinho e investir na transformação do pescado” para agregar valor.

Levado pelos operadores da pesca ao encontro, foi o acordo de pescas com a União Europeia, tendo estes questionando a sua eficácia e alegando a "falta de fiscalização" que estaria a prejudicar as suas atividades.

Por sua vez, o presidente da República, em resposta, explicou a razão de ser e os meandros do acordo contestado.

Regularizar o setor do turismo

Ao final da tarde, já na reta final da visita, José Maria Neves reuniu-se com operadores turísticos da região norte de Santiago, para um momento de auscultação e partilha.

Os operadores turísticos reivindicaram, de entre outros assuntos, a regulação do setor, o reforço da fiscalização, da união da classe, bem assim a segurança para os turistas.

José Maria Neves, por sua vez, afirmou que, não obstante os desafios, é preciso "qualificar" o destino Santiago Norte e sugeriu, ainda, a criação de uma associação de guias turísticos da região, para defesa dos seus interesses e partilha de experiências.

Ainda segundo o presidente da República, esta qualificação requer um “trabalho conjunto” do Governo, das câmaras municipais e da Associação do Turismo de Santiago, de forma a “melhorar quesitos cruciais para um ambiente turístico atrativo”, entre os quais a “segurança, os transportes, a qualidade dos serviços e a formação profissional”, tendo em vista melhorar a competitividade da região.

Redação

Fonte e foto: PR

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.