PM garante que trabalho para aprovação da nova lei orgânica da Presidência da República está em curso
Política

PM garante que trabalho para aprovação da nova lei orgânica da Presidência da República está em curso

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, garantiu hoje que o trabalho para aprovação da nova lei orgânica da Presidência da República está em curso com vista a encontrar a melhor solução.

Ulisses Correia e Silva falava aos jornalistas depois da apresentação dos tradicionais cumprimentos de ano novo do Governo ao Presidente da República, José Maria Neves, quando foi questionado para quando será aprovada a nova orgânica da Presidência da República, cuja proposta foi submetida há mais de um ano por este órgão de soberania.

“A aprovação não é no Governo, é no parlamento. Está-se a trabalhar para se conseguir fixar um figurino que possa depois ser levado ao parlamento. O parlamento é que tem a competência de aprovar orgânica. Este trabalho tem sido feito e significa que está a levar o seu tempo para poder conseguir a melhor solução possível relativamente à orgânica da Presidência da República”, disse.

Segundo José Maria Neves, a Presidência da República propôs ao Governo, desde Maio de 2022, uma nova lei orgânica, escrita a várias mãos, onde clarifica a situação jurídico-administrativa do cônjuge do Presidente da República.

Desde então, adiantou o chefe de Estado, num post publicado este domingo, que a Presidência da República não recebeu qualquer reacção por parte do executivo.

Uma questão se aflorou com a atribuição por parte da Presidência de um salário à actual primeira-dama, Débora Carvalho, enquanto uma medida, que segundo o chefe de Estado, foi aplicada transitoriamente com recurso à lei da mobilidade e que muita polémica gerou nos últimos dias.

“Infelizmente, um ano e oito meses depois, o assunto está a ser discutido, como todos estamos a acompanhar”, escreveu José Maria Neves.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.