Parlamentares europeus prometem lutar para a liberalização de visto aos cabo-verdianos
Política

Parlamentares europeus prometem lutar para a liberalização de visto aos cabo-verdianos

O deputado europeu Charles Tannock disse hoje, no Mindelo, que no regresso à Bruxelas (Bélgica) o grupo de deputados vai “pôr mais pressão” sobre o Conselho de Ministros e a Comissão Europeia na questão da liberalização dos vistos.

“Trata-se de um assunto muito importante para o povo cabo-verdiano, o de poder visitar a UE sem problemas e isso é nossa ambição”, lançou o deputado, que prometeu concretizar nos próximos dias “uma pergunta parlamentar formal” directamente à comissária encarregada da questão da liberalização dos vistos.

Charles Tannock falava na Câmara Municipal de São Vicente, na qualidade de chefe da missão, no início da visita oficial dos deputados do Parlamento Europeu e do Grupo de Amigos de Cabo Verde a São Vicente.

“A nossa tradição é de manter pressão sobre o executivo, o escrutínio, para que eles desempenhem o seu papel com o mandado que lhes demos”, precisou o parlamentar europeu, que já fez parte de uma campanha, no Parlamento Europeu, como revelou, para abrir a liberalização de visto para Taiwan e para os Emiratos Árabes.

“Às vezes os países pequenos são um pouco esquecidos, não estão no ecran, a comissão tem estado muito focada na abertura dos vistos para a Ucrânia”, concretizou Tannock, que precisou que é necessário lembrar que Cabo Verde “não é um desafio, nem ameaça de imigração ilegal” para Europa.

“É um país muito pequeno e ter este acesso seria realmente um sinal de bom entendimento, da amizade e de a parceria especial significar algo realmente de especial”, avançou Charles Tannock, que diz ter confiança em como “mais cedo ou mais tarde” tal possa concretizar-se.

É intenção do grupo de deputados, segundo realçou, ajudar também em questões comerciais, como a exportação de produtos da pesca para os mercados europeus, e também tentar a reciprocidade de visitas dos parlamentares de Cabo Verde e da União Europeia e dos governos, pelo que acolheu de “bom agrado” o anúncio da criação de um grupo, no Parlamento cabo-verdiano, de amizade Cabo Verde/União Europeia.

“É muito importante, para se ter uma reciprocidade de grupos de amigos nas visitas com pontos de referência nos dois espaços”, concluiu Charles Tannock, que aproveitou ainda para elogiar o trabalho “extraordinário” que tem sido realizado pelo embaixador de Cabo Verde junto da União Europeia, José Filomeno Monteiro.

Por seu lado, a embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sofia Moreira de Sousa, expressou o apoio da UE, enquanto parceira sólida, para o “contínuo desenvolvimento e crescimento” de Cabo Verde e do “bem-estar do seu povo”, o que é de “interesse mútuo”.

“Esta é a minha primeira visita a São Vicente, a primeira de muitas outras, e o meu mandato é para a consolidação e a realização plena de todas as áreas de trabalho identificadas entre Cabo Verde e a União Europeia", concluiu.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.