Nosi pretende concluir o Sistema Integrado de Gestão Escolar ainda este ano lectivo
Sociedade

Nosi pretende concluir o Sistema Integrado de Gestão Escolar ainda este ano lectivo

Nesta fase de instalação do sistema, 33 escolas secundárias já foram abrangidas com cerca de 2 mil e 319 professores formados para a sua utilização, assim como 35 mil e 532 alunos já estão inscritos no sistema. Faltam 11 escolas secundárias públicas. A ideia é implantar o Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE) em todas as 44 escolas secundárias públicas do país, até o final deste novo ano letivo, 2017/2018

É uma parceria entre o NOSi e o Ministério da Educação. Junto estas duas instituições vão desenvolver o Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE), um projeto que tem por intuito proporcionar melhorias nos processos administrativos de gestão escolar por meio de inovação e de práticas de gestão participativa.

De acordo com os promotores do projeto, este sistema terá como valência facilitar a comunicação e integração rápida entre escolas, os alunos e os pais/encarregados de educação, além de proporcionar ao Ministério da Educação maior domínio do que se passa nas escolas no país inteiro, a fim de melhorar efetivamente, a sua capacidade de decisão e tempo de resposta.

Ainda no âmbito do mesmo projeto, foi desenvolvido um módulo - “Dossier do aluno” -  que permite aos pais/encarregados de educação, e aos próprios alunos, consultar as notas, faltas, propinas, entre outros assuntos relacionados com a vida académica do aluno. Todo este acompanhamento pode ser feito online através do portal porton di nos ilha - www.portondinosilha.cv.

Nesta fase de instalação do sistema, 33 escolas secundárias já foram abrangidas com cerca de 2 mil e 319 professores formados para a sua utilização, assim como 35 mil e 532 alunos já estão inscritos no sistema.

Os 77%  das escolas abrangidas pela SIGE, já foram integradas com outros sistemas de Governação eletrónica do país, nomeadamente os sistemas de Registos e Notariados e Finanças para o pagamento das propinas ou outros serviços ligados a estas áreas.

Neste momento, encontra-se em curso a última fase da instalação do sistema nas restantes 11 escolas secundárias públicas. A ideia é implantar o SIGE em todas as 44 escolas secundárias públicas do país, até o final deste novo ano letivo, 2017/2018.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.